Carreira

5 dicas importantes para usar o LinkedIn e melhorar o seu perfil

Se você é adepto das redes sociais, certamente já conhece ou ouviu falar no LinkedIn, não é verdade? Trata-se de uma plataforma feita para criar conexões corporativas e até mesmo interligar profissionais e vagas de trabalho. Contudo, para que isso aconteça, é preciso saber usar a ferramenta de modo adequado.

Como estamos falando de uma rede com foco profissional, é necessário estar atento e adotar uma certa etiqueta de comportamento na hora de usar todos os recursos da plataforma.

É justamente pensando nisso que elaboramos este artigo com dicas para usar o LinkedIn. A seguir, confira o que é essa rede social, como ela funciona, por que é importante em um contexto empresarial e como usá-la da melhor forma possível para impulsionar a sua carreira. Acompanhe!

Confira o que é e como funciona o LinkedIn

Criado em 2002 e comprado em 2016 pela Microsoft, o LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo dos negócios. Ela possibilita que o usuário crie um perfil destacando suas aptidões e experiências e se conecte com outros profissionais, o que acaba gerando networking e, claro, oportunidades.

Segundo dados de 2017, a rede já havia conquistado incríveis 500 milhões de usuários pelo mundo. Só no Brasil já somam-se 29 milhões de perfis cadastrados, tornando o país o terceiro maior em número de usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Seu uso é totalmente gratuito e extremamente vantajosos para quem deseja aumentar a sua rede de contatos profissionais ou até mesmo encontrar novas oportunidades, como veremos a seguir.

Entenda a importância do LinkedIn para um profissional

Embora o foco do LinkedIn seja exclusivamente voltado ao mundo dos negócios, por se tratar de uma rede social, é comum que algumas das pessoas que ainda não estejam na plataforma não tenham a total compreensão de como ela é importante no âmbito profissional.

De um lado, estão presentes no LinkedIn os usuários que buscam por oportunidades de trabalho e por novas conexões, consumindo informações e conteúdos relevantes para o seu dia a dia. Do outro, estão também por lá inúmeras empresas procurando por profissionais alinhados às suas vagas e oferecendo seus produtos de forma segmentada.

Tanto para os profissionais quanto para as empresas, manter um perfil bem administrado no LinkedIn só traz consequências positivas, como o aumento da visibilidade e o fortalecimento da presença online, por exemplo.

Além disso, as facilidades que suas ferramentas de busca proporcionam tornaram a rede em um excelente recurso para os recrutadores. Aproximadamente, 42% deles afirmaram usar a rede como fonte de contratações.

Conheça as melhores dicas para usar o LinkedIn

1. Preencha todos os seus dados

Considere o seu perfil no LinkedIn como uma espécie de currículo virtual, que carrega todas as suas informações e dados profissionais com um toque de personalidade, ajudando você a ter vantagens sobre a concorrência. Sendo assim, preencher todos os seus dados com atenção e veracidade é fundamental.

Além disso, para ajudá-lo a ser encontrado por recrutadores e conexões do seu interesse, é ideal saber trabalhar com palavras-chave, já que esses sempre fazem buscas por esses termos. Como o sistema buscará por palavras-chave ao longo de todo o perfil do usuário, tente usar termos diferentes na descrição das atividades de cada trabalho, por exemplo.

Aqui, ferramentas como o Google AdWords e Keyword Tool são excelentes aliados na hora de escolher palavras-chave mais utilizadas e capazes de promover o seu posicionamento diante dos outros perfis.

2. Insira uma boa foto de perfil

Ter uma foto no LinkedIn faz com que o seu perfil seja visto até 14 vezes mais. Contudo, a regra aqui é bem clara: o bom senso na hora de escolher essa fotografia é fundamental, independentemente do nível de formalidade da sua área de trabalho.

Sendo assim, não vale colocar qualquer imagem, é preciso selecioná-la com cuidado para que a foto passe a mensagem profissional que você deseja transmitir.

Esse não é o momento de escolher aqueles retratos divertidos e com amigos que você normalmente colocaria no seu Facebook ou Instagram, por exemplo. Opte por uma fotografia na qual você esteja sozinho e vestido adequadamente.

3. Adicione todas as suas competências

De acordo com dados do próprio LinkedIn, as competências listadas em um perfil são um dos fatores que mais chama a atenção dos recrutadores na hora de contratar um candidato. Nesse sentido, profissionais que adicionam 25 delas estão definitivamente um passo a frente dos demais.

Trata-se de uma ótima oportunidade de fazer marketing pessoal. Sendo assim, não deixe suas competências de fora na hora de criar o seu perfil. Elas podem incluir, por exemplo:

  • domínio do pacote Office;

  • domínio de ferramentas como Photoshop e AutoCAD;

  • conhecimentos sobre SEO;

  • conhecimentos sobre marketing digital.

Contudo, em hipótese alguma cometa o erro de adicionar habilidades que você não tem. Isso não só pega mal, como também pode ser facilmente desmascarado pelos recrutadores no processo de seleção por meio de testes.

Além disso, aproveite a funcionalidade que o LinkedIn oferece para inserir também todas as suas especializações e certificações, caso possua. Você pode, inclusive, colocar o link da certificação direto na plataforma, o que não só impressiona e prova conhecimento, como também poupa o tempo dos recrutadores.

4. Mantenha o seu perfil atualizado

Outro aspecto bastante valorizado pelos headhunters é a frequência em que a sua conta no LinkedIn é atualizada. Um perfil “parado” pode acabar, inclusive, passando a impressão de descuido.

No entanto, é preciso ter cuidado ao criar e compartilhar publicações na ferramenta. Por mais que as redes sociais sejam um espaço para dividirmos acontecimentos pessoais, opiniões e demais aspectos nesse sentido, lembre-se de restringir esse tipo de atividade para plataformas como Facebook, Instagram e Twitter.

5. Interaja com as suas conexões

O LinkedIn foi lançado justamente para promover conexões, sendo assim, busque explorar ao máximo essa funcionalidade. Selecione bem os contatos que você deseja ter em seu networking e interaja com eles.

Você pode, também, participar de grupos que sejam de seu interesse, trocando informações e experiências, promovendo discussões, fazendo novas conexões e contribuindo com o debate.

Pronto! Agora você tem em mãos as principais dicas para usar o LinkedIn da melhor forma possível. Seja para criar conexões interessantes ou até mesmo para ser recrutado para vagas que tenham tudo a ver com o seu perfil profissional, lembre-se de que quem consegue tirar proveito do que a ferramenta tem a oferecer está abrindo a porta para um mundo de oportunidades.

E então, o conteúdo de hoje foi útil para você? Acha que ele pode ajudar mais pessoas a usar o LinkedIn? Não deixe de compartilhar o post agora mesmo com seus amigos nas redes sociais!

 

Leave a Comment