Carreira

6 dicas para driblar o cansaço e estudar e trabalhar ao mesmo tempo

Muita gente sonha em fazer um curso de capacitação ou uma pós-graduação, mas não consegue organizar a rotina por conta do trabalho, que já toma o dia todo. Mas saiba que não é preciso desistir desse objetivo, pois é possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Quem assume essa jornada dupla passa a viver um dia a dia bastante intenso, mas com algumas adequações dá para driblar o cansaço e se qualificar — o que vai enriquecer o currículo e, possivelmente, melhorar seu salário.

Quer saber como fazer isso? Acompanhe nosso post e confira 6 dicas para conciliar trabalho e estudos. Boa leitura!

1. Organize sua rotina 

Se você topou o desafio de estudar e trabalhar ao mesmo tempo, mostra que está realmente empenhado em se qualificar. Então, a primeira dica para você conquistar esse objetivo é organizar toda a sua rotina semanal.

Para isso, coloque no papel, planilha ou até mesmo em algum aplicativo — como o Google Agenda — todos os seus compromissos, separados por horário, para que você consiga se organizar e não deixe nada para trás.

Estabeleça prioridades

É importante fazer um planejamento semanal, pois você consegue incluir atividades mais urgentes, como um projeto que precisa entregar para o seu chefe ou um trabalho da pós-graduação, readequando as outras tarefas.

Tenha responsabilidade e procure seguir o que você estabeleceu — evite a procrastinação, ou seja, deixar para depois o que precisa ser feito agora, afinal seu tempo é precioso.

Defina um horário de estudos

Nessa rotina, separe um período para estudar, ou seja, fazer as leituras ou repassar o conteúdo do seu curso. Pode ser logo pela manhã, antes de ir trabalhar, ou assim que chegar em casa, depois do expediente.

Comece com períodos curtos, de até uma hora e meia, e vá ampliando. Aos poucos, isso se tornará um hábito e você evitará que as matérias se acumulem, o que pode gerar desmotivação.

2. Otimize seu tempo

Nessa organização, é preciso que o tempo seja otimizado, e isso só depende de você. Aprenda a gerenciar o seu dia com medidas simples:

  • evite distrações na hora do trabalho ou estudos, por isso deixe o smartphone longe para não perder tempo com aplicativos de mensagens ou nas redes sociais;

  • procure não gastar tanto tempo batendo papo com os colegas, assim você consegue cumprir as tarefas profissionais no prazo;

  • valorize os projetos em equipe, tanto no trabalho como nos estudos, para que você não fique sobrecarregado;

  • aproveite o trajeto para estudar: caso use transporte público, leia no ônibus ou metrô, se não, pode tornar mais úteis os minutos parados no congestionamento;

  • estude no horário de almoço: se você tem uma hora, separe metade desse tempo para suas leituras;

  • aprenda a dizer não para as pessoas e se concentre mais em suas próprias tarefas.

3. Use a tecnologia a seu favor

O mundo é digital, e você pode aproveitar todas as facilidades que a tecnologia propicia para estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

O primeiro passo pode ser optar por uma instituição de ensino que ofereça a modalidade EAD (ensino a distância). Dessa maneira, fica bem mais fácil organizar a rotina, já que você poderá acompanhar as disciplinas online. Só é preciso ter um notebook ou tablet e acesso à internet.

Considere essa opção no momento de escolher um curso de qualificação, porque essa flexibilidade vai permitir que você ganhe tempo na semana. É possível estudar de qualquer lugar e nos horários mais convenientes.

4. Crie um grupo de estudos

As cobranças no trabalho e o comprometimento que você precisa ter ao estudar podem gerar estresse, o que vai atrapalhar toda a sua rotina e também a sua vida pessoal. Por isso, considere criar um grupo com os outros colegas do seu curso, assim, você consegue:

  • tirar dúvidas para as provas e fazer trabalhos em conjunto;

  • trocar experiências e dicas para enfrentar essa agenda de trabalho e estudos;

  • desabafar e descontrair nos momentos de maior tensão.

Mesmo que vocês não consigam se encontrar, principalmente no caso de cursos online, crie um grupo pelo WhatsApp — será uma rede de apoio importante para enfrentar o dia a dia tão cansativo.

5. Conte com o apoio das pessoas próximas

Seguindo a ideia de rede de apoio, é importante contar com a ajuda também das pessoas próximas, como a família, os amigos e colegas do serviço.

Explique a eles como o seu tempo é curto e que você precisa se dedicar para atingir o seu objetivo de se qualificar. Desse modo, eles passam a entender que você não pode ser importunado com assuntos sem importância.

Na sua casa, avise a todos que o momento de estudar é precioso e que você precisa de um ambiente mais silencioso. Peça ainda compreensão aos amigos quando não for possível encontrá-los, justamente pela falta de tempo.

Quando as pessoas que você estima passam a dar apoio, você fica mais motivado para cumprir essa rotina agitada.

6. Cuide da sua saúde

Você já sabe que precisará organizar sua semana para que consiga dar conta de todos os compromissos ao estudar e trabalhar ao mesmo tempo. No entanto, não é recomendado assumir um ritmo maluco e descuidar da saúde física e mental.

Por isso, para que você tenha energia e disposição para se dedicar a essa jornada dupla, é importante:

  • alimentar-se corretamente e beber bastante água;

  • separar um tempo para exercitar o corpo em atividades como ir à academia, fazer caminhadas, andar de bicicleta, jogar futebol, dançar etc.;

  • valorizar pequenas pausas ao longo do dia para tomar fôlego;

  • evitar a perda de horas de sono para os estudos. Você precisa estar com o corpo descansado para enfrentar um longo dia pela frente;

  • reservar um tempo para o lazer com a família e os amigos para relaxar a mente;

  • respeitar seus limites e saber parar quando sentir que está extremamente cansado.

Com pequenas adequações no seu dia a dia, você consegue estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Não é uma rotina fácil, mas dá para enfrentá-la e conseguir concluir um curso de qualificação, como uma especialização ou um MBA, principalmente se você contar com a flexibilidade do EAD.

Você tem mais alguma dica para driblar o cansaço na hora de conciliar os estudos e o trabalho? Conte para nós nos comentários deste post!

Share This