Carreira

6 dicas para melhorar sua postura profissional

Manter uma boa postura profissional é essencial para a carreira de qualquer pessoa. Afinal, é devido a ela que conseguimos credibilidade tanto para uma entrevista de emprego quanto para um trabalho em si. A verdade é que cultivar uma série de condutas adequadas ao mercado é importantíssimo para ganhar respeito e “boa fama”.

Em outras palavras, independentemente de sua função na empresa, ter um comportamento exemplar é o melhor caminho para ser respeitado no meio em que você atua. E mais: apesar de a conduta atual de algumas empresas ser mais livre e impessoal, não se engane. Transmitir seriedade será sempre a melhor opção. Afinal, é o seu trabalho e a sua reputação que estão em jogo.

Contudo, não se preocupe. Ter uma postura adequada em um ambiente de trabalho não é tão difícil quanto parece. Separamos aqui 6 dicas certeiras que vão ajudá-lo a aprimorar sua conduta profissional e conquistar a confiança de todos ao seu redor.

Está curioso? Então continue a leitura e confira!

1. Seja sempre pontual

Uma das atitudes mais importantes para se ter quando pensamos em postura profissional é executar aquilo que esperam de você, ou seja, ser pontual e assumir seus compromissos. Inclusive, tal comportamento será de grande ajuda para conseguir executar as outras dicas que estão por vir neste post.

Sendo assim, procure ser pontual tanto na hora de chegar ao trabalho, quanto em outros compromissos, como reuniões e demais eventos organizados por sua empresa. Essa conduta demonstra disciplina, compromisso, seriedade e responsabilidade.

Além disso, outro ponto a ser aprimorado tem relação com prazos. Cumpra seus projetos e demandas no tempo correto e faça questão de entregar tudo aquilo que promete. Com isso, você ganha a confiança de seus chefes e colegas de trabalho e ainda transmite segurança a eles.

Para ter controle sobre isso tudo, basta se organizar. Isso pode ser feito por meio de agendas, aplicativos, planilhas, lembretes etc. O que se adequar melhor às suas necessidades sempre será muito bem-vindo.

2. Fique atento ao código de conduta da empresa

Quando falamos em código de conduta de um local, referimos-nos ao cumprimento de regras gerais nele estabelecidas. São exemplos: regras de uso de celular durante o expediente, locais onde é permitido fumar, normas para utilização de ferramentas de trabalho etc.

O ideal para qualquer funcionário é entender e respeitar as políticas e ideais do lugar onde trabalha. Logo, se dentro das políticas da empresa não é permitido usar o computador para acessar o Facebook, não o faça. Agir de forma profissional e responsável faz com que você receba mais credibilidade e confiança de seus superiores.

Agora, se você não concorda com as regras e ideais da empresa, é melhor não trabalhar nela. Afinal, o ambiente se tornará cada vez mais desagradável, diminuindo sua produtividade e realizações profissionais.

3. Respeite o dress code da empresa

Quando falamos sobre dress code, nos referimos ao código de vestimenta da empresa na qual você trabalha. Um exemplo: homens, no Tribunal de Justiça, não podem trabalhar de bermudas; é a norma. Agora, empresas como a Google permitem que você exerça sua função até de pijamas.

O que você deve ter em mente é que se vestir de forma adequada é crucial para transmitir uma boa postura profissional. Sendo assim, mesmo que o principal, em alguns casos, seja a qualidade dos resultados que você entregará e não o tipo de tecido das suas calças, lembre-se de que o nosso exterior é a primeira coisa que as pessoas reparam.

Logo, o ideal é que você, além de demonstrar que seu trabalho é comprometido e eficiente, vista-se de acordo com os ideais e padrões da empresa. Assim, nenhum de seus aspectos parecerá incoerente.

4. Assuma a responsabilidade pelos seus erros

Todo mundo erra, certo? Afinal, nenhum ser humano é perfeito. Agora, se nós lhe contarmos que mais difícil e importante que entregar bons resultados é assumir os próprios erros, você acredita? Pois é. Acontece que tal atitude demonstra que você se preocupa mais com o sucesso da empresa do que com o próprio umbigo.

Mostrar que você é capaz de reconhecer suas falhas e aprender com elas é essencial para se ter uma boa postura profissional. Assim, você transmite honestidade, humildade e segurança, traços fundamentais para qualquer pessoa que deseja se destacar no mercado de trabalho.

5. Seja proativo

Não tenha medo de sugerir soluções para os problemas da empresa e de outros funcionários, indicar novos projetos, oferecer ajuda aos demais colegas etc. Não espere que ninguém lhe dê ordens para colocar a mão na massa e, caso haja vontade de exercer outras atividades que não as suas, peça autorização ao seu chefe e mãos à obra.

Ter tal postura é importante para mostrar que você é ativo no trabalho e tem gosto pelo que faz. Algumas dicas de como exercer bem a proatividade são: oferecer ajuda quando já tiver terminado suas obrigações, pensar em alternativas para melhorar algum aspecto de sua empresa, pedir para comparecer a uma reunião caso não tenha nada para fazer etc. Agir dessa forma pode até mesmo abrir oportunidades para promoções e avanços na carreira.

6. Trate a todos de forma igual

Seja educado, polido, humilde e generoso tanto com seus colegas quanto com seus superiores. Afinal, respeito é bom e todo mundo gosta. Exercer tais ações diariamente contribui para um ambiente empresarial mais leve e agradável. Além disso, quando se é respeitoso com todos, as chances de receber ajuda e boa vontade de várias pessoas em situações de emergência são maiores. Não se esqueça daquele velho ditado: trate as pessoas da mesma forma que você gostaria de ser tratado.

Viu como é importante e fácil manter uma boa postura profissional? A verdade é que não existem muitos segredos. Basta seguir algumas regras fundamentais de convivência e sempre ter em mente que são elas que ajudarão você a crescer no meio profissional e pronto! O restante se resolverá sozinho!

Agora que você já sabe qual é a melhor maneira de se comportar em um ambiente de trabalho, que tal assinar nossa newsletter e ficar ainda mais por dentro de outros assuntos como este?

 

Share This