Carreira

6 vantagens da EAD para o profissional que já está no mercado

O crescimento da modalidade de educação a distância (EAD) nos últimos anos não é à toa. A cada dia, mais pessoas reconhecem as grandes vantagens da EAD. Os preconceitos em relação a esse tipo de ensino têm sido superados pelos benefícios que os estudantes conquistam.

Para quem já está trabalhando, a EAD se torna ainda mais atrativa. Afinal, conciliar o emprego com horas de estudo presencial não é nada simples. E se você pudesse ter a mesma qualidade na aprendizagem, mas fazendo seus próprios horários, sem precisar se deslocar?

Essa é a oferta da educação a distância. Quer saber mais sobre o assunto? Veja as principais vantagens de se fazer uma pós-graduação nessa modalidade!

1. Otimização do tempo

Esse é, sem dúvida, um dos grandes diferenciais da educação a distância. Na verdade, a carga horária do curso EAD é exatamente a mesma do presencial — ambos os cursos são regulados pelas mesmas regras do Ministério da Educação. Mesmo assim, a sensação é de melhor aproveitamento do tempo.

Isso acontece porque a carga horária é realmente utilizada para estudo. Você economiza o tempo de deslocamento até a instituição, dos intervalos entre as aulas, dos minutos perdidos em conversas sobre outros assuntos etc. Enfim, suas horas vão ser, de fato, dedicadas à aprendizagem.

Além de proporcionar melhor conciliação entre os estudos e o trabalho, a EAD ajuda também aqueles estudantes que têm outras responsabilidades. Quem trabalha em períodos diferenciados, viaja com frequência ou precisa cuidar dos filhos, por exemplo, terá mais facilidade com um curso que não exija sua presença em horários específicos.

2. Flexibilidade de estudo

Junto ao tempo flexível, você conta também com mais liberdade para organizar seus estudos. Sim! Uma das vantagens da EAD é que você é responsável por seu cronograma de aprendizagem. Como não há a delimitação de um turno para as aulas, você pode distribuir a carga horária na sua semana como for conveniente.

É possível, inclusive, estudar a cada dia em horários diferentes. Assim, você pode se dedicar um pouco antes de sair para o trabalho ou até mesmo aproveitar o horário de almoço. Os fins de semana ou dias de folga podem ser utilizados para tirar o atraso da semana ou adiantar matérias. Tudo isso sem prejudicar a frequência e a qualidade do curso.

Ainda circula o mito de que os cursos EAD seriam mais fáceis do que os presenciais, demandando menos esforço. Você não deve confundir flexibilidade com facilidade! A pós-graduação a distância vai exigir o mesmo compromisso com os estudos. E a aprendizagem é mais garantida, já que os conteúdos ficam disponíveis para que você revise quantas vezes forem necessárias.

3. Economia financeira

Muitos profissionais deixam de investir na sua qualificação por não conseguirem pagar cursos de pós-graduação presenciais. O que algumas pessoas não sabem é que as opções EAD costumam ter custo-benefício muito melhor. Dessa forma, você agrega valor à sua carreira sem desequilibrar seu orçamento.

Além de economizar com as mensalidades, você também evita diversos gastos que teria ao fazer um curso presencial. É o caso de custos com transporte, alimentação e até estadia — para pessoas que precisariam viajar para assistir as aulas da pós.

Hoje em dia, já existem diversas instituições que trabalham com a modalidade a distância. São inúmeros cursos para você escolher. Mas é claro que a qualidade da faculdade precisa ser levada em consideração no momento dessa escolha.

4. Acessibilidade a instituições distantes

Nem sempre aquela pós-graduação dos seus sonhos fica na cidade onde você mora, não é mesmo? Essa é mais uma das vantagens da EAD. Como você não precisa estar regularmente na instituição, pode aproveitar grupos que ficam distantes do seu local de residência.

Esse benefício atrai principalmente as pessoas que moram longe dos grandes centros. No Brasil, a maior oferta de cursos ainda se concentra nas cidades maiores. Mas, com a EAD, todos podem ter acesso à educação de qualidade na área que deseja.

Além de encontrar a pós que você quer, essa acessibilidade ajuda também a se matricular em instituições mais renomadas. Assim, mesmo que você tenha alguns cursos por perto, pode optar por fazer EAD para estudar em um instituto que oferece mais qualidade. A educação a distância aumenta sua liberdade de escolha.

5. Maior competitividade

A pós-graduação enriquece o currículo do profissional e ajuda a abrir novas oportunidades no mercado de trabalho. Seja para conseguir promoção no emprego atual ou conquistar vagas mais vantajosas em outras empresas.

O diploma obtido em um curso EAD é exatamente o mesmo do curso presencial, sem distinções. Como já falamos, ambas as modalidades são regulamentadas pelo MEC, que fiscaliza a qualidade e o cumprimento da carga horária mínima. Assim, a conclusão de sua pós EAD tem validade garantida.

A educação a distância também pode ser utilizada por profissionais que pretendem mudar de profissão ou redirecionar sua carreira, focando em uma área diferente. Nesses casos, é possível fazer uma nova graduação ou investir em uma especialização que aprofunde os conhecimentos no campo desejado.

6. Desenvolvimento de características valorizadas no mercado

Você provavelmente já ouviu falar que as empresas procuram colaboradores autônomos e comprometidos. Essas são algumas das qualidades desenvolvidas por quem faz um curso EAD. O estudante nessa modalidade precisa exercitar sua independência e capacidade de se auto-organizar.

Quem já tem essas qualidades costuma concluir o curso EAD com muita facilidade e aproveitamento. Mas os profissionais que enfrentam dificuldades de gerir o próprio tempo não precisam desistir da ideia. Pelo contrário, essa é uma ótima oportunidade para se capacitar nas habilidades comportamentais valorizadas pelo mercado.

Nem sempre é fácil organizar um cronograma flexível e cumprir os objetivos. Mas a estrutura oferecida pela educação a distância auxilia você nesse desafio. O estudante tem contato com tutores e materiais estimulantes. Assim, passa por uma formação de qualidade e se torna um profissional mais completo.

Viu quantas vantagens da EAD esperam por você? Agora, é o momento de pensar nos seus objetivos para o futuro e procurar cursos que impulsionem essas conquistas. O diploma de pós-graduação o coloca em um novo patamar profissional!

E então, está interessado em investir na sua carreira? Conheça os melhores cursos de pós-graduação EAD!

 

Share This