Carreira

8 dicas para escolher a melhor pós-graduação para você

Diante da alta competitividade do mercado de trabalho e do serviço público, um profissional precisa investir em si mesmo e na sua educação para conseguir se destacar. Por isso, é preciso saber como escolher a melhor pós-graduação que garanta uma carreira de sucesso.

Afinal, de nada adianta você ter um currículo bastante farto se nenhuma das suas especializações forem relevantes para a área na qual deseja atuar. Fazer uma pós-graduação sem traçar objetivos pode acabar se tornando uma perda de tempo e dinheiro.

Se você deseja descobrir qual é a melhor forma de investir na sua carreira por meio da educação, confira as dicas que preparamos a seguir!

1. Determine seus objetivos

Antes de mais nada, você deve entender que uma pós-graduação não precisa estar vinculada necessariamente à sua formação superior. Quem é formado na área de exatas, por exemplo, pode muito bem fazer uma especialização em humanas.

Porém, é preciso que você tenha em mente quais são os seus objetivos profissionais. Até mesmo porque um certificado de especialização que não tem nenhuma relação com a sua área de atuação não agrega nada à sua carreira.

Imagine, por exemplo, que você atue no setor de contabilidade de uma empresa. Nesse caso, ter uma especialização em design é tão irrelevante quanto o certificado de um curso de culinária.

Para escolher a melhor pós-graduação para o seu futuro, você precisa saber o que deseja alcançar. Caso contrário, será apenas um investimento vazio.

2. Entenda o seu perfil profissional

Esse é um complemento direto ao tópico anterior. Afinal, para que você consiga traçar seus objetivos profissionais, primeiramente é preciso que você conheça o seu perfil.

Uma das razões pela qual a maior parte da população está infeliz com o seu trabalho é o fato de que estão atuando em áreas que não têm nada a ver com o seu perfil profissional. Se você gosta de Engenharia Civil, por exemplo, mas resolveu cursar Direito por pensar que é uma carreira mais promissora, são grandes as chances de sentir frustração profissional no futuro.

Por isso, é de suma importância que você avalie qual é o seu perfil e escolha uma pós-graduação que esteja de acordo com ele. Ainda que você tenha errado na escolha do seu curso superior, nunca é tarde para mudar de rumo.

3. Defina o tipo de pós-graduação

Existem dois tipos de pós-graduação: stricto sensu e lato sensu. O primeiro abrange os cursos de mestrado e doutorado, focados mais na área acadêmica. Já o segundo abrange especializações e MBAs, direcionadas à atuação no mercado de trabalho, já que possuem um conteúdo de aplicação prática.

Dependendo dos seus objetivos — ser mais teórico ou prático, por exemplo —, um tipo de pós-graduação pode ser mais vantajoso que outro. Mais uma vez, é essencial que você conheça o seu perfil profissional antes de mais nada. Só assim será possível decidir qual tipo de pós é o ideal para você.

4. Escolha o momento certo

Por mais que a competitividade do mercado gere urgência para que os profissionais invistam na própria educação, é preciso avaliar se o momento atual é realmente a hora certa para começar uma pós-graduação.

Primeiramente, lembre-se de que os estudos exigem dedicação e tempo. Logo, se a sua rotina for muito apertada, sem possibilidade de separar um momento para estudar, não vale a pena investir em uma pós-graduação. Fazer isso vai gerar apenas prejuízos financeiros.

Existem, porém, alternativas que podem ajudar. Um curso a distância, por exemplo, permite que muitas pessoas conciliem os estudos com a rotina de trabalho, facilitando, assim, o aprimoramento profissional.

5. Converse com outros profissionais

Uma das formas de descobrir qual é a melhor pós-graduação para o seu futuro é conversar com outros profissionais que atuem na mesma área que você e já tenham feito cursos de especialização do seu interesse.

Ao trocar ideias com essas pessoas, é possível ter uma noção do que esperar desses cursos. Assim, você saberá se eles conseguem atender às suas demandas e se oferecem aquilo que você realmente está buscando.

A pesquisa é essencial para fazer a escolha certa. Quanto mais você souber sobre as pós-graduações disponíveis no mercado, maiores são as chances de fazer a escolha certa.

6. Avalie o reconhecimento do curso

Atualmente, existem centenas de instituições de ensino no país. Muitas delas oferecem o tipo de pós-graduação que você está procurando, mas nem todas garantem qualidade no ensino.

Por isso, é importante que você investigue os cursos do seu interesse antes de finalizar a escolha. Verifique se eles são reconhecidos e credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), pois, sem isso, não têm validade nenhuma no mercado de trabalho.

Pesquise também a opinião de ex-alunos sobre a qualidade do ensino, pois eles são as melhores pessoas para dizerem se aquela pós-graduação vale a pena ou não.

7. Pesquise sobre a instituição de ensino

Além de investigar a relevância da pós-graduação, você também deve avaliar a qualidade da instituição de ensino que a oferece. Afinal, é por meio dela que você vai frequentar as aulas e adquirir o conhecimento desejado.

Nesse ponto, é preciso conhecer tanto a infraestrutura quanto o corpo docente que a compõe. Se uma instituição não oferece ambientes — como bibliotecas ou laboratórios — ou tecnologia suficientes para atender aos seus alunos, são grandes as chances de você se sentir insatisfeito.

Nos cursos a distância, você deve pesquisar sobre a infraestrutura dos polos presenciais, facilidade de acesso às aulas online e sobre a disponibilidade de professores para auxiliar os alunos.

8. Conheça as demandas de mercado

Para finalizar, é essencial que você tenha conhecimento das demandas do mercado de trabalho antes de escolher a melhor pós-graduação para o seu perfil. Afinal, não adianta nada investir em um curso que não possui muita relevância na prática.

Veja bem, não estamos falando para você se basear exclusivamente nessas demandas para escolher o curso, mas isso não quer dizer que esse fator possa ser desconsiderado.

Às vezes, você pode se deparar com duas opções de pós-graduação que atendam ao seu perfil e objetivos profissionais, porém uma delas não tem muita relevância no mercado. Diante disso, a escolha ideal seria aquela que atende aos dois requisitos.

Obviamente, a melhor pós-graduação é aquela que esteja de acordo com os seus objetivos. Mas é preciso que você avalie também todos os outros fatores mencionados aqui para fazer a melhor escolha possível. Dessa forma, temos certeza de que o seu futuro profissional será um sucesso!

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o que deseja para a sua carreira, aproveite para ler o post em que damos dicas para descobrir qual é o seu perfil profissional!

 

Share This