Carreira

8 passos essenciais para começar a sua carreira

Quem disse que seria fácil? Uma carreira próspera costuma começar lá atrás, antes mesmo de a gente se formar. Não é do dia para a noite e nem contando apenas com a sorte. Na maioria das vezes, é preciso ser consciente e estratégico nas escolhas profissionais e pessoais ao longo da vida, para alcançar, eventualmente, os lugares almejados.

Pensando nisso, vamos listar aqui 8 elementos essenciais para começar a carreira profissional, sem nos preocuparmos muito com a área de atuação de cada um. Os passos são gerais, aplicáveis ao início de uma carreira frutífera para qualquer profissional. Confira!

1. Comece do começo

Na maioria das vezes, não adianta achar que começará sua carreira direto na cadeira do diretor, superintendente, reitor. Há um processo, geralmente longo, de experiências e aprendizados que leva alguém a sair do começo e a alcançar etapas mais complexas e avançadas na vida profissional. Se você tem o objetivo de alcançar um posto mais alto, seja lá o que isso representar na sua área, é preciso ter a paciência e a persistência de viver a sua profissão. Comece de onde for possível, conforme as aberturas que são dadas a pessoas iniciantes, inexperientes e dispostas a aprender. Saltar etapas pode até funcionar, mas passar por elas de maneira natural e orgânica o prepara melhor para o que está por vir.

2. Demonstre sua sede de aprender

Demonstre interesse genuíno em aprender sobre sua área. Uma pessoa desinteressada também se torna desinteressante para seus superiores. Afirme o que você deseja, pergunte, observe, exerça sua autonomia. Isso vale para muitas coisas, que vão de aprender a usar uma ferramenta tecnológica a saber lidar com pessoas e equipes. Não precisa se transformar em uma pessoa chata e caxias. É só deixar claro que está afim de saber mais — sempre —, e logo notarão que essa vontade é um combustível que o destaca dos demais!

3. Faça um plano de carreira

Algumas profissões ou postos profissionais têm planos de carreira claros. Tomar consciência da trajetória possível em sua profissão é no mínimo estratégico. Procure se informar sobre os estágios e as possibilidades na empresa, seja ela pública ou privada. É fundamental saber onde você deseja chegar. Sem isso, sua navegação será desorientada. Caso tenha muitas ambições, é importante saber como alcançar postos mais altos, o que é preciso fazer etc. Caso tenha menos ambições, será importante saber até onde ir. Caso sua escolha profissional ou seu emprego não tenham um plano de carreira definido (em classes, etapas, progressão salarial etc.), você mesmo pode estabelecer critérios para saber se está onde gostaria, daqui a algum tempo, ou quanto falta para chegar.

4. Especialize-se e mantenha-se em contínua formação

O tempo em que as pessoas se formavam em um curso e nunca mais estudavam já passou. É preciso manter-se atualizado e estudando. Especialize-se em alguma área que seja importante para você ou que tenha sido identificada como um bom campo para seu crescimento. Há ampla oferta de cursos de aperfeiçoamento, capacitação ou especialização em diversas instituições. Isso será fundamental para seu crescimento pessoal e profissional, especialmente se os degraus a serem galgados na sua carreira já estão pré-definidos.

5. Explore diferenciais competitivos

Há elementos que compõem seu currículo ou sua formação que podem levar você além. Saber 1 ou 2 línguas, além da sua (que você deve saber bem!); ter feito algum tipo de capacitação ou treinamento que possa ser transferido ao seu campo ou morar fora do país por alguns meses são exemplos de itens curriculares interessantes e que diferenciam você de concorrentes ao mesmo posto. Até mesmo esportes, hobbies artísticos e atividades de voluntariado podem ajudar a dar à sua formação um quê de única. Invista em você!

6. Construa uma boa rede de relações

Estamos todos em rede e sempre estivemos. As tecnologias digitais só materializaram e tornaram isso mais evidente. Já notou? Sempre foi importante construir uma boa rede de relações, isto é, o famoso networking. Sem isso, dificilmente seria possível avançar, encontrar colaboradores ou se manter em algum lugar. Construa boas redes, mas honestas, sem puxa-saquismo, tráfico de influências ou falsidade, sem oportunismo deslavado ou interesses seletivos. As pessoas notam quando as intenções e disposições não são boas, e você não precisa disso! Estabeleça boas relações, nutra amizades e parcerias verdadeiras, lembre-se das pessoas certas e mantenha-se sempre em contato com elas. Como a via é de mão dupla, é mais certo que elas retribuam!

Além disso, não julgue que precisa apenas dos iguais. Quanto mais diversificada e ramificada for a sua rede, mais facilmente você poderá se mover pelo tabuleiro da vida profissional.

7. Identifique e aproveite as oportunidades

Muitas vezes, aquela oportunidade não surge simplesmente porque você não a enxergou! Nem sempre ela aparece exatamente do jeito que você sonhou. Pode ser que uma chance importante na sua carreira surja de onde menos se esperava, por intervenção de pessoas com quem você não contava ou de um modo totalmente inesperado. É preciso, então, saber identificar a pontinha de algo que pode se transformar em uma boa chance de crescimento, desenvolvimento ou ascensão profissional. Uma vez identificada uma boa oportunidade — ou um trampolim que possa lançá-lo a algo melhor — agarre-a! Entregue-se, proponha ou contraproponha, mesmo sem saber se chegará exatamente onde quer. Pense assim: sem tentar, como será possível saber? Experimente!

8. Encare desafios com responsabilidade

Se uma chance pode estar escondida atrás de um grande desafio, encare-o, mas faça isso com responsabilidade, medindo riscos e pensando em consequências com que você possa arcar. Seja honesto consigo mesmo.

É preciso ter cuidado com a coragem exacerbada, assim como com os medos paralisantes. É difícil encontrar esse equilíbrio, mas decisões ligadas a desafios podem ser ótimas chances de amadurecimento profissional. Faça isso, e evitará prejudicar a si e aos outros.

É claro que os passos essenciais para começar a carreira são muitos e podem acontecer em ordens diferentes para cada pessoa, na sua trajetória particular. Mas acreditamos que estes 8 são um bom começo. E será que seus amigos pensam sobre tudo isso? Coloque em exercício seu senso de cooperação e generosidade e compartilhe o post nas suas redes sociais!

Leave a Comment