Carreira

8 passos para atingir a ascensão profissional

O mercado está competitivo, e as empresas bastante exigentes. Então, como evoluir na carreira? A ascensão profissional não é algo que se conquista do dia para a noite — depende do empenho do profissional, que não pode ficar parado ou esperar pela sorte.

É preciso correr atrás com atitudes no dia a dia, como a busca constante por qualificação e, muitas vezes, até mesmo uma mudança de postura para que a empresa veja que vale a pena investir em você.

Quer conhecer 8 passos para alcançar o crescimento na carreira? Acompanhe o nosso post e veja como ter um futuro profissional de sucesso!

1. Elabore um plano de carreira

Coloque no papel todas as suas metas de carreira e as etapas que você deve cumprir, com o devido prazo e o investimento necessários. Assim, você passa a ter um mapa nas mãos, que vai guiar suas atitudes de forma mais organizada e racional.

Com um plano de carreira, você elenca, por exemplo, quais cursos de qualificação ou idiomas precisa realizar para conseguir uma promoção.

Ao elaborar o guia, atente para que essas metas sejam realistas e passem por revisões periódicas — de acordo com sua trajetória profissional.

2. Esteja atualizado sobre seu nicho de atuação

O mercado está em constante mudança, por isso você precisa estar a par das tendências da sua área de atuação. Você pode se atualizar ao acompanhar blogs, livros e revistas especializados, realizar cursos ou, ainda, participar de eventos, como palestras, workshops, feiras e congressos do seu setor.

As empresas buscam pessoas que agreguem valor aos seus produtos e serviços, ou seja, que conheçam ou estejam dispostas a aprender sobre as últimas tecnologias de determinada área, por exemplo.

3. Faça pós-graduação

Uma maneira de enriquecer o seu currículo e se especializar sobre um segmento da sua profissão é cursar uma pós-graduação, como especialização ou MBA (Master in Business Administration).

Ter o diploma de graduação é muito importante, mas não basta para quem busca a ascensão profissional. Para conquistar cargos e salários maiores, é imprescindível fazer uma pós-graduação.

Outra vantagem é o contato que esse tipo de curso propicia com professores, que, na maioria das vezes, atuam também no mercado de trabalho, e com outros profissionais. Fazer esse networking é uma forma de expandir os horizontes na sua carreira.

Especialização e MBA

A especialização é voltada justamente para quem já está no mercado de trabalho e tem como objetivo aprimorar as técnicas e conhecimentos em um nicho específico. O MBA também tem esse objetivo, porém é voltado para a área de gestão, ou seja, ideal para quem almeja cargos de liderança, é empreendedor ou busca empreender.

Se a sua rotina é corrida, você pode optar pelo formato EAD (educação a distância), o que traz flexibilidade para acompanhar as aulas.

4. Faça networking

O networking, como dissemos acima, é fator-chave para a ascensão profissional. Fazer uma sólida rede de contatos profissionais — seja na pós-graduação, em outro curso ou até mesmo no seu trabalho — tem várias vantagens, como:

  • parcerias profissionais;

  • troca de experiências e conhecimentos;

  • possibilidade de indicação para determinado cargo;

  • obtenção de credibilidade no mercado;

  • realização de negociações comerciais;

  • recolocação profissional.

Porém, essa relação deve ser uma via de mão dupla, ou seja, é preciso que você interaja com essa rede e também busque dar apoio aos outros colegas.

5. Aprimore a inteligência emocional

Estar atualizado e realizar cursos de especialização são etapas fundamentais para quem busca a ascensão profissional. Mas de nada adianta uma coleção de títulos se o seu comportamento no ambiente corporativo não for adequado.

A rotina de trabalho consome a maior parte do seu dia e, muitas vezes, é preciso enfrentar a pressão por resultados, prazos apertados, discordância com colegas e até mesmo a mudança de humor de seus superiores.

Por causa de todos esses fatores, é preciso estar preparado para o que se pode chamar de “batalha diária”. Como fazer isso? Aprimorando a sua inteligência emocional. É procurar manter a serenidade nos momentos de estresse e de tomada de decisões — mas isso não é tarefa fácil.

É necessário cultivar um bom relacionamento com a equipe, aceitar críticas, aprender a reconhecer os momentos de maior tensão e, assim, se preparar para agir com profissionalismo seja qual for o conflito.

Gestão e liderança

Essa postura traz segurança para o profissional e é muito valorizada pelas empresas, principalmente na hora de escolher um colaborador para assumir cargos de gestão e liderança.

6. Seja proativo

Muita gente começa a trabalhar e se acomoda. No entanto, se você busca o crescimento profissional, é importante vestir a camisa da empresa, cumprir tarefas no prazo, empenhar-se para criar estratégias de negócios e oferecer soluções para os problemas. Mostre-se disponível e ofereça ajuda aos outros colegas da equipe sempre que possível.

Para isso, é fundamental ser comunicativo e cultivar boas relações no ambiente corporativo. Além disso, é imprescindível buscar capacitação para conseguir se destacar e mostrar que você pode ir além da sua função.

7. Use a criatividade

Sabe aquela frase que diz que é importante “pensar fora da caixinha”? Pois bem, as empresas enfrentam uma concorrência feroz e precisam sair na frente com novas ideias. Assim, elas buscam profissionais criativos, que enxerguem além.

Dessa maneira, é importante que você se empenhe para mostrar um diferencial, como soluções para melhorar a produtividade. Para ser criativo, você deve ser observador para entender as necessidades do negócio e de seu público-alvo, e se informar ao máximo sobre o seu nicho de atuação.

8. Aceite desafios

Por fim, é fundamental se arriscar para atingir a ascensão profissional. Sair da zona de conforto, participar de projetos mais complexos ou aceitar cargos com mais responsabilidades vai aprimorar suas competências. Por isso, não tenha medo! Deixe claro suas ambições, fique de olho nas oportunidades e se empenhe para conquistá-las.

A concorrência é grande e não dá para ficar parado — a ascensão profissional é fruto de uma mudança de atitudes e comportamento e também de muito empenho, como a realização de cursos de qualificação, como uma especialização ou MBA.

Gostou de acompanhar as nossas dicas para alcançar o sucesso profissional? Receba outros posts como este diretamente em seu e-mail — é só assinar a nossa newsletter!

 

Leave a Comment