Carreira

A pós-graduação é essencial para aumentar a renda? Entenda como!

Somente o diploma de graduação não é suficiente para quem quer ascender profissionalmente. O mercado de trabalho é concorrido, e as empresas estão cada vez mais exigentes na hora de selecionar seus colaboradores. Desse modo, é imprescindível fazer uma pós-graduação que, além de garantir um bom emprego, pode aumentar a renda.

Realizar uma especialização ou MBA vai aprimorar seus conhecimentos e competências e, consequentemente, valorizar o seu currículo. Com isso, você ganha reconhecimento profissional — o que se reflete em salários maiores.

Neste post, vamos mostrar pesquisas que comprovam que os pós-graduados realmente contam com remunerações maiores. Conheça também os tipos de curso que você pode fazer, além de outros benefícios dessa qualificação. Acompanhe e veja como alavancar sua carreira!

Cursar uma pós-graduação pode aumentar a renda?

Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cada ano de estudo completo traz um incremento de 15% ao salário do profissional. Isso mostra por que é tão importante a formação continuada e a busca por cursos de pós-graduação para atualização e reciclagem profissional.

Outro levantamento também indica os benefícios para a remuneração ao realizar esse tipo de qualificação. A 54ª edição da Pesquisa Salarial da Catho Educação apontou que cursos de especialização e MBA proporcionam um aumento no salário de:

  • 47,2% para diretores ou gerentes;

  • 53,7% para coordenadores ou supervisores;

  • 47,5% para profissionais graduados, como administradores, engenheiros etc;

  • 14,7% para analistas.

Viu só como não dá para ficar parado? Buscar uma qualificação vai proporcionar a você um diferencial competitivo e maiores remunerações. Assim, além de ser valorizado pelos gestores, você melhora sua vida e pode planejar o seu futuro com mais tranquilidade.

Quais tipos de curso posso fazer?

Ficou interessado em ter um aumento de renda com uma pós-graduação? Veja as opções e características de cada tipo de curso a seguir:

Pós-graduação lato sensu

É a qualificação direcionada para o mercado de trabalho. O conteúdo programático apresenta disciplinas mais práticas e a carga horária mínima desses cursos é de 360 horas.

São 2 tipos de formação nessa modalidade: especialização e MBA (Master in Business Adminstration), oferecidos tanto na forma presencial como na educação a distância (EAD).

A especialização vai preparar o aluno para um segmento profissional — com conhecimentos e habilidades mais aprofundados. É ideal para quem precisa se atualizar, conhecer as tendências de uma determinada área ou até mesmo expandir os horizontes profissionais.

Já o MBA prepara o profissional para a área de gestão e negócios. Dessa maneira, a matriz curricular se volta para temas como liderança e gestão de projetos. É um curso bastante indicado para quem busca cargos mais altos na carreira ou ainda quem sonha em abrir o próprio negócio.

E não pense que somente quem é da área de administração pode fazer o MBA. Há cursos com conhecimentos de gestão para diferentes áreas, como:

Pós-graduação stricto sensu

Há ainda cursos direcionados para quem almeja a carreira acadêmica e quer trabalhar como professor universitário ou pesquisador. Confira os tipos de pós-graduação stricto sensu:

  • mestrado acadêmico — curso que dura, em média, 2 anos. O aluno se aprofunda em um determinado tema científico;

  • mestrado profissional — direcionado para o mercado de trabalho, tem duração média de 2 anos. O objetivo é aprofundar conhecimentos científicos e tecnológicos de uma área do conhecimento;

  • doutorado — formação bastante teórica e aprofundada de uma área do conhecimento. Exige dedicação integral e dura de 4 a 5 anos. Ao final, é necessário apresentar uma tese, ou seja, um tema inédito na área científica.

Quais os outros benefícios dessa qualificação?

Agora você já sabe que um dos benefícios de fazer uma pós-graduação é aumentar a renda. Mas não é só isso! Confira abaixo outras vantagens de dar continuidade aos estudos com esse tipo de qualificação:

Aquisição de novos conhecimentos e competências

A especialização e o MBA são bastante valorizados pelo mercado de trabalho justamente porque qualificam o profissional para um determinado segmento.

Desse modo, quem decide fazer esses cursos aprimora os conhecimentos e competências, ampliando as oportunidades profissionais. Além disso, você acompanha as últimas tendências da sua área, ou seja, se mantém atualizado.

Possibilidade de ser promovido

Agregar conhecimentos e novas habilidades para o seu currículo pode render uma promoção. Assim, a pós-graduação pode ser a formação necessária para o seu reconhecimento profissional e ascensão na carreira.

Habilidades de liderança e gestão

Falando em cargos mais altos, os cursos de MBA são interessantes para quem pretende assumir posições de liderança. Você adquire o conhecimento para ter uma visão estratégica do negócio e para gerenciar equipes.

Conhecimento para empreender

No Brasil, o caminho para quem quer empreender é árduo, e muitas empresas não sobrevivem justamente porque as pessoas não possuem o conhecimento adequado de gestão. No entanto, com as aulas do curso de MBA você aprende a administrar e pode abrir o seu negócio com segurança.

Realização de networking

Além das competências que adquire em um curso de pós-graduação, você tem a chance de conviver com professores e colegas que já atuam no mercado de trabalho.

Você amplia, dessa forma, a sua rede de contatos (networking) e tem a oportunidade de ficar por dentro de vagas de emprego em ramos do seu interesse ou até mesmo ser indicado para uma delas.

Chances de recolocação profissional

Quem está insatisfeito com o emprego atual ou encontra poucas oportunidades de emprego pode mudar de área com um curso de especialização.

Isso mesmo! Você não precisa voltar para a faculdade — pode escolher uma formação mais prática, de duração menor, com o conteúdo programático voltado justamente para a atuação no mercado de trabalho. Dessa forma, fazer uma pós-graduação pode abrir portas também para sua recolocação profissional.

Se você quer aumentar a renda, precisa se programar e começar um curso de pós-graduação. São diferentes áreas para se especializar que, além de aumentar o seu salário, vão trazer uma série de benefícios para o seu futuro profissional!

Gostou de acompanhar o nosso post com dicas para turbinar a sua carreira? Aproveite e compartilhe essas informações com seus amigos em suas redes sociais!

 

Share This