Carreira

Autogerenciamento: 8 passos para o sucesso

O autogerenciamento é uma competência exigida hoje pelo mercado de trabalho. O profissional que quer crescer e identificar as melhores oportunidades deve saber gerenciar a si mesmo. Isso significa conhecer suas potencialidades e fraquezas e trabalhar para melhorar a performance e superar as limitações.

Dessa maneira, o autogerenciamento está ligado ao sucesso, pois é possível trabalhar de forma mais eficiente e produtiva, melhorar o relacionamento com os colegas, aprimorar os pontos fortes e definir metas para o seu crescimento.

Quer conhecer 8 passos para gerenciar a si mesmo? Acompanhe este post e veja como você pode se destacar profissionalmente!

1. Invista no autoconhecimento

As pessoas têm o costume de prestar muita atenção na vida e comportamento de todos que estão à sua volta, porém se esquecem de se autoavaliar. Um dos pontos da inteligência emocional é o autoconhecimento, e você só conseguirá gerenciar a si mesmo se estiver ciente de suas potencialidades e limitações.

É preciso saber em quais aspectos você se sai melhor e o que dificulta o seu desempenho em outros. Procure entender também suas emoções: que situações tiram você do sério ou lhe causam medo? O que lhe traz alegria e satisfação? Tente entender o porquê de suas reações.

Nessas horas, uma conversa franca com um amigo ou alguém próximo da família pode ajudar. Pergunte como essas pessoas enxergam você, quais suas qualidades e defeitos. A partir dessas respostas, reflita sobre si mesmo e veja o que pode ser modificado.

O autoconhecimento terá um impacto direto no seu dia a dia profissional, nas suas decisões, mudança de postura e na melhora da sua performance.

2. Entenda como é o seu relacionamento com as pessoas

Para se autogerenciar, é muito importante entender e cuidar do seu relacionamento com as pessoas, em especial no ambiente do trabalho, visto que ninguém trabalha sozinho.

Você precisa avaliar a sua capacidade de ouvir, trabalhar em equipe e até mesmo entender quais aspectos o deixam estressado em relação aos outros. Você consegue mostrar aos colegas ou a seus superiores que algo o incomoda? Sabe pedir ajuda em um momento de dificuldade em alguma tarefa? Consegue apresentar novas ideias e projetos em uma reunião?

Ter empatia, ser transparente, deixar o orgulho de lado, ser proativo e conseguir trabalhar em equipe são itens importantes para o autogerenciamento que, consequentemente, melhoram o clima organizacional e sua produtividade.

3. Defina metas para seu crescimento

É preciso que você saiba onde quer chegar e o que precisa fazer para conquistar esse objetivo. Você pode adotar a técnica SMART, acrônimo para specifc, measurable, attainable, relevant e time-based — tradução para específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. Assim, é importante que suas metas tenham essas características, ou seja, sejam realistas e alcançáveis.

Quer conseguir um cargo maior na empresa onde trabalha? Então, não é o momento de se dedicar a uma pós-graduação, por exemplo? Se a sua pretensão é mudar de emprego, avalie quais pontos precisam ser melhorados em seu currículo. Será que não está faltando fazer um curso de línguas?

Coloque tudo no papel, estabeleça prazos e faça um planejamento financeiro para que você se empenhe em cumpri-los e consiga, assim, crescer na carreira.

4. Faça um planejamento semanal de atividades

Saber como gerenciar a si mesmo inclui fazer a gestão do seu tempo. E, para isso, o primeiro passo é ser organizado. Você pode estabelecer uma agenda semanal de atividades, colocando em primeiro lugar aquelas mais urgentes.

Elimine as distrações do seu dia a dia, como checar a todo momento as redes sociais ou perder tempo demais conversando com os colegas, e procure cumprir seus compromissos no prazo adequado. Isso trará satisfação pessoal e mais motivação para o trabalho.

5. Esteja aberto a desafios

Para você alcançar suas metas e aprimorar suas habilidades, é preciso sair da zona de conforto e estar aberto a desafios. Imagine que você é uma empresa e chegou a hora de arriscar para aumentar os lucros. Você estaria disposto?

Levando essa analogia para a realidade — você estaria disposto a assumir mais responsabilidades e comandar uma equipe se conseguir elevar seu cargo? Não ter medo do novo e testar suas competências assumindo novos projetos, por exemplo, é importante para quem quer alçar voos mais altos.

6. Busque cursos de aprimoramento

Ao conhecer seus pontos fortes e fracos, você consegue saber como direcionar seus estudos. Você pode se dedicar a uma pós-graduação, aprimorando uma área com a qual gosta de trabalhar ou escolher uma especialização sobre um tema que você tem dificuldades, e pode melhorar seu currículo.

Desse modo, buscar cursos de atualização e aprimoramento é um ponto-chave para o autogerenciamento. É uma maneira de dedicar seus esforços para melhorar como profissional.

EAD

E hoje não tem desculpa para a falta de tempo para estudar: há várias instituições de ensino de qualidade que oferecem a modalidade ensino a distância (EAD). Essa flexibilidade facilita a vida do profissional, que pode assistir às aulas nos horários mais convenientes.

7. Monitore seu desenvolvimento

Desenvolver o autoconhecimento, cuidar dos relacionamentos pessoais, traçar metas, ter uma agenda semanal, estudar — tudo ajuda no autogerenciamento, certo? Porém, é importante que você monitore o seu desenvolvimento e veja o que mudou na sua vida profissional com essas atitudes.

Com esse acompanhamento, é possível saber quais pontos ainda merecem atenção ou quais competências você adquiriu e que trouxeram ganhos na sua vida.

8. Cuide do corpo e da mente

Para que o autogerenciamento dê certo e você alcance o sucesso, é necessário o cuidado com o corpo e com a mente. Dessa forma, pratique atividades físicas, tenha uma alimentação saudável, durma bem, dedique momentos para o lazer, para um hobby e para o descanso.

Só assim você conseguirá cumprir suas metas, aprimorar seu talento e buscar formas de vencer suas dificuldades.

Viu só como o autogerenciamento deixará seu dia a dia profissional mais produtivo e suas metas mais alcançáveis? Você conseguirá se diferenciar, mostrará suas competências e terá em suas mãos o rumo da sua carreira.

As dicas deste post foram esclarecedoras? Compartilhe essas ideias com seus amigos em suas redes sociais para que eles também saibam como obter sucesso profissional!

 

Leave a Comment