Estudos

Como escolher uma instituição de educação a distância?

O ensino a distância é uma modalidade que existe já há algum tempo. Antes, ela era realizada com auxílio dos correios e, hoje, essa prática é conduzida por meio da internet.

Mesmo que as tecnologias utilizadas sejam diferentes, a missão educacional e os padrões acadêmicos são os mesmos praticados no ensino tradicional.

Escolher uma instituição de educação a distância pode parecer uma tarefa desafiadora. Para ajudá-lo, listamos aqui tudo que você precisa conferir antes de tomar essa decisão. Preparado? Então vamos lá!

Avalie a credibilidade da instituição de educação a distância

A credibilidade é um aspecto importante a ser avaliada em qualquer escola, seja ela virtual ou não. Portanto, antes de se decidir por uma faculdade de educação a distância, certifique-se de que a escolhida está regularmente cadastrada junto ao Ministério da Educação.

A modalidade de educação a distância é regulada pelo Decreto 5.622, de 19.12.2005. E, conforme previsto no Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB), todas as instituições interessadas em disponibilizar cursos superiores na modalidade a distância precisam solicitar credenciamento junto à União.

Você pode acessar o Sistema de Consulta de Instituições e Polos de Apoio clicando aqui.

Já para conferir a nota de uma Instituição de Ensino Superior (IES), consulte o sistema e-MEC. Trata-se de uma base de dados oficial com informações relativas aos cursos de graduação e especialização. Nesse site constam as notas que a IES obteve no Enade, o Conceito Preliminar do Curso e o Conceito do Curso.

Essas medidas servem para você avaliar a qualidade da educação oferecida pela instituição. Além disso, são garantias de que a faculdade escolhida atende aos requisitos acadêmicos básicos necessários para que você aprenda e se forme com um diploma válido.

Um estabelecimento de ensino credenciado também assegura que os seus créditos serão aceitos em outras universidades, caso opte por uma transferência no futuro.

Ingressar em uma escola sem credibilidade só vai trazer problemas — e eles podem aparecer ao longo do curso ou apenas quando chegar a hora de mostrar seu diploma para o mercado de trabalho.

Portanto, faça o seu dever de casa e avalie antecipadamente a instituição EaD em que pretende estudar.

Determine a qualidade de ensino da universidade escolhida

Por natureza, a educação a distância dá mais independência ao estudante — comparado ao ensino tradicional, em que é preciso frequentar uma sala de aula diariamente com um grupo de outros alunos.

E, por isso, ter bons professores é ainda mais importante. Antes de optar por uma instituição de ensino, procure conhecer o corpo docente da faculdade.

Além de conferir o desempenho da instituição escolhida no site do MEC, verifique também as especializações de seus professores e a titularidade dos responsáveis pelas disciplinas. Não é por ser um estabelecimento de cursos online que os professores não devem ser qualificados.

A maioria deles deve ter, pelo menos, uma especialização na área. Confira o currículo Lattes dos docentes, veja onde eles estudaram, os trabalhos já publicados e quanta experiência eles têm em sala de aula.

Lembre-se de que qualquer boa escola online faz questão de deixar acessíveis essas informações. Afinal, quanto mais bem informado o aluno for, mais credibilidade essa instituição passa e maiores as chances de ser a faculdade escolhida para o curso a distância.

Analise o custo-benefício de cada opção

Para fazer a decisão mais adequada para o seu futuro, é preciso condicioná-la à realidade. Por isso, descubra quais são os valores praticados pelo estabelecimento de ensino em que você pretende ingressar.

Quanto é a taxa de matrícula? Existem tarifas adicionais no contrato ou custos extras? O mercado do ensino a distância é dinâmico e oferece muitas opções, mas o custo e a qualidade nem sempre são correspondentes.

Se você começou sua busca por uma instituição em específico, procure outras escolas que praticam valores similares. Contraponha a qualidade e a variedade dos cursos disponíveis, a experiência dos professores e o feedback dos alunos. Todas essas informações podem ser encontradas online.

Instituições de educação a distância normalmente cobram uma fração dos valores praticados pelas faculdades presenciais. Tenha isso em mente ao longo de sua pesquisa.

Verifique os serviços de apoio ao estudante

Outra questão muito importante ao se decidir por uma instituição de educação a distância é a qualidade do apoio oferecido. Dependendo de seus estudos e da faculdade escolhida, podem haver grandes diferenças quanto a eficiência e ao tipo de auxílio prestado.

Antes de se comprometer, tente descobrir se é fácil obter assistência de seus professores por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem — e também por e-mail.

Confira se há um polo de apoio presencial para tirar dúvidas, realizar provas e exercícios acadêmicos ou durante a preparação para exames. Certifique-se de que é simples e intuitivo reagendar compromissos em torno de sua rotina, caso seja necessário.

Apenas de posse dessas informações, você poderá identificar a faculdade ideal para você. Quando optamos por um curso a distância, é imprescindível que ele se encaixe no nosso tempo.

Entenda como funciona a plataforma de ensino

Especialmente no ensino a distância, a qualidade do material didático e do ambiente virtual de aprendizagem são fatores determinantes no sucesso dos alunos.

Uma interface intuitiva e cheia de recursos vai garantir a melhor absorção do conteúdo. E um ambiente motivador, que oferece múltiplas possibilidades de interação, contribui para os melhores resultados.

É por meio da plataforma de ensino que você manterá contato com outros alunos, com os professores e tutores.

Portanto, a sala de aula deve ser social e permitir que você trabalhe junto dos seus colegas. Além disso, tirar dúvidas e entrar em contato com seus professores deve ser simples. Igualmente, o download e o upload de arquivos precisam ser descomplicados.

Encontre uma plataforma que se ajusta melhor às suas preferências pessoais antes de se matricular. Pergunte, pesquise e compare, pois a eficácia do ambiente virtual de aprendizagem é salutar para o seu desenvolvimento!

Esses são apenas alguns dos fatores mais importantes que a maioria dos alunos procura quando seleciona uma instituição de educação a distância.

Obviamente, você pode ter outras necessidades ou querer adicionar alguns critérios a essa lista. Se ainda tiver dúvidas sobre o que mais é preciso considerar ao escolher um curso a distância, entre em contato conosco! Teremos prazer em ajudá-lo!

Share This