Carreira

Como montar um plano de carreira eficiente?

Alcançar uma posição de destaque profissional exige foco, determinação e, principalmente, planejamento. Por isso, construir um plano de carreira eficiente é essencial para que você desenhe o passo a passo de uma trajetória de sucesso.

Ao adotar um plano de carreira pessoal, você tem em mãos um guia que vai orientar os caminhos para atingir seus objetivos, de acordo com seu perfil profissional, habilidades e sonhos. Além disso, por meio do plano de carreira, você tem condição não apenas de estabelecer objetivos e metas, mas também de observar as necessidades de mercado, saber o timing de cada etapa e onde você precisa investir para atingir o patamar desejado.

Se você tiver disciplina para segui-lo, certamente irá longe ― e bem mais rápido. Mas você sabe como montar um plano de carreira eficiente? É sobre isso que vamos falar neste post. Continue a leitura!

Qual é a importância do plano de carreira?

Trabalhar sem objetivos é como estar à deriva no meio do oceano. Você sabe que há terra em algum lugar, mas não tem ideia de quando nem como chegar lá.

Com sua profissão, é mais ou menos a mesma coisa: é necessário haver um norte. E por meio do plano de carreira, você traça os caminhos, observa as habilidades que precisa desenvolver e determina os meios para isso. Bem diferente do plano de carreira das organizações, que é feito sob a visão dos líderes com o objetivo de reter talentos e aumentar a própria lucratividade, o plano individual será desenhado por você e deverá conter as ferramentas corretas para seu sucesso.

Por isso, o plano de carreira vem a ser a carta magna da sua ascensão profissional. Esse documento é o mapa dos seus sonhos, ou seja, a referência de tudo o que você precisa fazer para atingir sua autorrealização profissional.

Como montar um plano de carreira com sucesso?

Analise seu presente momento

Imaginando que você já está com seu diploma da faculdade em mãos, é hora de observar sua situação profissional nesse momento. Você está participando de programas de estágio? Já foi contratado no mercado formal? Sua empresa tem estrutura para garantir crescimento na sua área de atuação? Qual seu grau de satisfação? Quais são as tendências do mercado? O que é preciso aprender daqui para a frente?

Essas são apenas algumas perguntas que podem servir de base para o início da estratégia de construção de um plano de carreira eficiente. A partir dessa análise, você pode começar a vislumbrar qual seu ideal de futuro e o ponto culminante em termos de autorrealização na carreira.

Tenha uma visão crítica sobre si mesmo e sobre o cenário em que você está inserido, mas se permita sonhar com um futuro melhor. Procure anotar as ideias que lhe vêm à mente, sem qualquer julgamento. Separe suas observações em grupos específicos, como:

  • ideais de futuro;

  • salário desejado;

  • conhecimentos a serem adquiridos;

  • área de interesse;

  • estilo de vida.

Ter pleno conhecimento do seu cenário atual é fundamental para que você idealize estratégias possíveis de serem realizadas e consiga os resultados que imagina.

Determine objetivos profissionais claros e trace metas

Para que seus sonhos e ideais se tornem realidade, você precisa pontuar claramente todos os seus objetivos profissionais (que são etapas maiores de sua trajetória) e metas (todas as ações a serem realizadas para atingir cada objetivo).

Além disso, estabeleça prazos para todas as etapas, sejam elas próximas ou distantes. Para cada definição, determine datas para início e término. Documente-as cronologicamente por meio de uma linha do tempo e não se esqueça de organizar as prioridades.

Pontue conhecimentos e habilidades a serem adquiridos

Uma vez definidos os objetivos e as metas, você precisa observar suas competências pessoais e profissionais, a fim de incrementá-las. Ter ascensão profissional também é fruto de muito estudo e aperfeiçoamento. Nesse sentido, a educação continuada é item indispensável e não pode ficar de fora do seu plano de carreira.

Pós-graduação e cursos de aperfeiçoamento

Com um mercado tão dinâmico, o diploma da faculdade é apenas o primeiro passo. Afinal de contas, você precisará de conhecimentos específicos que só os programas de pós-graduação são capazes de oferecer.

Na pós-graduação, você poderá optar por cursos lato ou stricto sensu e ser habilitado tanto do ponto de vista mercadológico quanto nas áreas de ensino e pesquisa, de acordo com seu interesse.

Ainda, os principais centros de pós-graduação também oferecem cursos de extensão e capacitação profissional, essenciais para a abordagem de conhecimentos específicos. Eles são importantes para você se atualizar rapidamente.

Desenvolva competências comportamentais

Se em sua carreira você tem o desejo de se tornar um gestor, saiba que também deverá investir no desenvolvimento de competências comportamentais. Essas habilidades dizem respeito a aspectos emocionais e ao relacionamento interpessoal.

Um líder de excelência precisa saber conduzir sua equipe, observando não apenas o desempenho profissional do time, mas também o grau de satisfação pelo trabalho. Isso envolve saber como gerir os colaboradores com empatia, resiliência, equilíbrio emocional e eficiência, de maneira a garantir um convívio harmônico no ambiente de trabalho e, consequentemente, melhores resultados. Por isso, cursos de coaching podem ser uma ótima alternativa a incluir em seu plano de carreira.

Identifique obstáculos e soluções

Claro que no papel tudo é perfeito, mas a prática é bem diferente, e interferências podem acontecer. Por isso, é importante identificar previamente os possíveis obstáculos para o cumprimento de algumas metas do seu plano de carreira e estar preparado para contorná-los.

Por isso, na mesma proporção em que há obstáculos, há soluções. Estude quais são as melhores e, se necessário, readeque algumas ações.

Um plano de carreira é um investimento na sua vida. Portanto, separe recursos financeiros para que você não se desvie do seu caminho em razão da falta de grana para alguma etapa. Há diversas maneiras de se conseguir fôlego financeiro: poupanças estudantis, financiamentos, cursos EAD, bolsas de pesquisa etc. Em último caso, recorra a seus familiares para obter uma ajuda extra.

Tenha flexibilidade e mantenha a disciplina

Como você deve ter percebido, um plano de carreira eficiente também é flexível. Ainda que você precise reorganizar algumas etapas, estendendo prazos ou revendo prioridades, é fundamental sempre manter a disciplina e nunca abandonar seus ideais.

É muito mais produtivo obter pequenas conquistas constantemente que esperar o dia de uma grande realização em um prazo longínquo ou mesmo sem data definida. Então, mantenha o foco e encare pequenas vitórias com a mesma felicidade e energia dos feitos maiores.

Um plano de carreira eficiente deve conter todas as ferramentas indispensáveis à sua ascensão profissional. Hoje, o mercado busca profissionais inovadores, atentos às demandas e nunca presos a uma zona de conforto. Com essas habilidades e uma estratégia bem-estruturada, sem dúvida, você alçará grandes voos!

E então, curtiu nosso post? Deixe um comentário aqui embaixo nos dizendo como você está se preparando para ser um profissional de destaque no mercado!

 
Share This