Estudos

Conheça 8 vantagens da capacitação profissional a distância

Há muitos benefícios disponíveis quando você escolhe realizar sua capacitação profissional a distância. O ensino a distância está se tornando cada vez mais popular e, com o passar do tempo, as pessoas entendem que a flexibilidade dessa modalidade de ensino traz muitas vantagens.

Talvez a maior de todas elas seja aprender em seu próprio ritmo — e, assim, adequar as aulas à sua programação. Não há classes agendadas ou limites de horário. Entretanto, há muitos outros proveitos ao optar por esse tipo de ensino.

Conheça os principais benefícios da EaD a seguir:

1. Aprendizado centrado no aluno

Uma das vantagens inegáveis do ensino a distância é o quanto ele é centrado no aluno. Na EaD, é possível fazer o seu próprio ritmo de estudos e organizar a sua agenda da forma que melhor funciona para você. Portanto, escolher um curso de capacitação a distância amplifica suas possibilidades.

O ensino a distância oferece a conveniência e a flexibilidade que as salas de aula tradicionais não possuem. Ele permite que os alunos escolham onde e quando querem estudar e oferece diversos recursos para ajudar ao longo do processo.

Além disso, quem opta por EaD não precisa ter medo de ficar longe dos colegas de classe. É possível conhecer outros alunos por meio de conferências, fóruns e salas de bate-papo. E tudo isso fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana!

2. Ampla variedade de cursos e graus

Além da flexibilidade citada, os cursos a distância tem outra vantagem e tanto: eles têm diversos formatos e, por isso, você pode escolher aquele mais adequado a sua necessidade. Pode-se optar por uma titulação remota ou concluir uma especialização.

Existem vários níveis de capacitação a distância e programas de educação online — sejam eles cursos de graduação, capacitação ou pós-graduação — que garantem certificados equivalentes aos obtidos em cursos presenciais. Você pode concluir cursos nas mais variadas áreas de conhecimento: ciências sociais, humanas, negócios ou exatas.

Enquanto alguns graus têm uma maior carga horária presencial, como na graduação, a maioria dos programas pode ser feito com apenas um deslocamento para o polo do estabelecimento de ensino.

Os cursos a distância são credenciados pelo MEC. E é simples conhecer mais sobre a instituição de ensino escolhida e entender as práticas e métodos adotados visitando a página da faculdade na internet.

3. Abrangência do networking

Quando entramos para a universidade, queremos conhecer gente com pensamento parecido e estender nossos círculos sociais. Quem disse que não dá pra fazer isso ao optar por uma faculdade a distância?

A EaD proporciona a oportunidade de estabelecer contatos com pessoas de diferentes estados do país. É um meio eficaz de desenvolver relacionamentos com quem tem objetivos comuns aos seus.

Além disso, com as diversas ferramentas e aplicativos disponíveis na internet, há também a possibilidade de criar grupos de estudo e iniciar grandes amizades.

É muito provável que você encontre pessoas com interesses semelhantes, pois estão estudando as mesmas disciplinas. Então, essa é uma oportunidade e tanto de fazer networking e alavancar sua futura carreira.

4. Capacitação mais acessível

A aprendizagem remota é, geralmente, muito acessível — e você tem o benefício adicional de ser capaz de cursar tantas faculdades quanto quiser. Entretanto, tenha em mente que a disciplina e um bom gerenciamento de tempo são fundamentais para ter sucesso nessa modalidade de ensino.

Enquanto as classes tradicionais oferecem instrutores e horários programados em locais físicos, o aprendizado virtual não dispõe dessas comodidades. Cabe ao aluno, portanto, ser disciplinado o suficiente para terminar todas as tarefas no prazo. Ele deve também ter proatividade — a fim de conseguir sanar suas dúvidas com seus tutores.

A gestão de tempo pode ser uma barreira enorme para o seu sucesso, caso você não seja organizado. É preciso saber administrar muito bem a sua agenda para dar conta das aulas, tarefas e outras obrigações. Por isso, é preciso desenvolver um cronograma de estudos funcional e se ater a ele.

5. Possibilidade de estudar sem sair de casa

Talvez a maior vantagem de um curso a distância é a possibilidade de estudar sem sair de casa. Dessa forma, dá pra economizar em passagens de ônibus, tempo de deslocamento, lanches e outros pequenos gastos que fazem uma grande diferença no final do mês.

Estudando em casa, o aluno pode encaixar suas aulas nos momentos em que se sente mais produtivo e focado. E não precisa deixar de lado obrigações como o trabalho ou a vida familiar e social.

6. Melhor custo-benefício

Já que estamos falando em economizar, sabia que uma capacitação a distância faz maravilhas pelas suas finanças? Além de ser um investimento para o seu futuro, uma pós-graduação virtual custa uma fração dos cursos tradicionais.

Os cursos de capacitação seguem a mesma linha, tendo valores bastante reduzidos — se comparados com os presenciais.

A maioria inclui gratuitamente todo o material didático e não exige mais do que um computador e uma boa conexão com a internet — além de sua disposição para estudar, é claro.

Em alguns casos, é possível até fazer download de aulas e livros para otimizar seu tempo de estudos quando não estiver conectado.

7. Conciliação com o trabalho

Se você já é um profissional ocupado o bastante e acha que fazer um novo curso vai apenas atrapalhar sua rotina — pense novamente.

A capacitação a distância não precisa interferir com o seu trabalho e é possível continuar a executá-lo em tempo integral.

A flexibilidade de acesso, de prazos e horários permite que você se organize para estudar até em seus momentos livres — como no intervalo para o almoço.

8. Interatividade do ensino a distância

Quando se matricular em um curso a distância, você vai descobrir que essa modalidade de ensino é tão — ou mais — interativa que as aulas tradicionais.

O ambiente virtual de aprendizagem de sua faculdade dispõe de recursos para que você se comunique com professores, alunos e tutores. Além disso, as plataformas virtuais contam com um espaço para postar livros, vídeos e outros recursos — e um local para entregar suas atividades acadêmicas.

Se você é uma pessoa tímida, talvez descubra que é até mais fácil fazer perguntas e tirar dúvidas em um ambiente virtual — melhorando seu aprendizado no curso escolhido.

E aí, gostou de conhecer todas essas vantagens de uma capacitação profissional a distância? Tem dúvidas sobre o funcionamento de um curso a distância? Entre em contato conosco e retornaremos com as respostas.

Share This