Carreira

Conheça agora as 5 características de um bom gestor

Saber liderar equipes de trabalho é certamente um dos desafios dos gestores. É preciso ter em mente que o sucesso dos resultados de uma empresa depende diretamente da eficiência da gestão, já que é o líder quem direciona e organiza os trabalhos de seus times. Para que tudo isso ocorra da melhor forma possível, contar com as características de um bom gestor é fundamental.

Não é segredo algum que o cenário do mercado atual exige dos profissionais cada vez mais habilidades e competências específicas, e isso independe do nível do cargo exercido. Dessa forma, é preciso que os gestores saibam manter um desempenho acima da média, contando com qualidades que o tornam excelente naquilo que faz.

É justamente pensando nisso que, no post de hoje, listaremos as 5 características principais de um bom gestor e, em seguida, mostraremos como elas podem ser desenvolvidas. Vamos lá?

Quais são as características de um bom gestor?

1. Possuir boa comunicação

A boa comunicação é uma característica essencial aos gestores. Quando se trabalha administrando e liderando times de trabalho, ter uma boa relação com todos os colaboradores, manter o diálogo aberto e saber ouvi-los é imprescindível.

Lembre-se de aquele profissional que sabe se expressar e comunicar com clareza tem bem mais chances de alcançar os seus objetivos. Dessa forma, um líder que domina essa habilidade já tem grande parte de seu sucesso garantido, estando apto a engajar a sua equipe, dar feedbacks e comunicar todo o time a respeito do desempenho esperado.

2. Ser proativo

Se você deseja se tornar um bom gestor, não pode se deixar vencer pelo comodismo nem pela apatia. Um líder proativo é aquele que não age apenas mediante a cobrança de outro superior. Essa é uma atitude que, além de não ser produtiva, pode acabar gerando frustrações pessoais e profissionais.

O gestor proativo está em constante procura de conhecimento, novidades e oportunidades para tirar ideias do papel e colocá-las em prática. Essa eficiência acaba servindo como espelho para os outros colaboradores, estimulando-os a vestirem a camisa da empresa e produzirem mais.

Além disso, ele não se deixa tornar obsoleto dentro da empresa nem estagnar na própria carreira. Para isso, investe sempre no aprofundamento de seu conhecimento, buscando por atualizações e especializações.

3. Saber reconhecer e motivar

Um bom gestor deve ter em mente que ele somente alcançará os resultados desejados se os times liderados trabalharem com eficiência e motivação. Cabe a ele, então, reconhecer os talentos, incentivá-los e adotar uma postura de valorização, evidenciando que confia na equipe.

Para isso, é interessante efetivar esse reconhecimento por meio de ações como oferecimento de programas de benefícios, confraternizações mensais, premiações, entre outras. Lembre-se de que, por mais simples que isso possa soar, elogiar aquele colaborador que tem iniciativa e resolveu uma tarefa de forma proativa, por exemplo, é algo que pode fazer toda a diferença

4. Conseguir gerenciar conflitos

Por estarem repletos de pessoas de contextos diversos e que apresentam diferentes modos de pensar e agir, os ambientes de trabalho costumam estar propícios à existência de conflitos.

Sabemos que os conflitos podem ser comuns nesse sentido, contudo, quando mal-resolvidos, podem acabar trazendo consequências negativas para a empresa e para os próprios colaboradores envolvidos.

O trabalho em equipe é mais que essencial para a obtenção de bons resultados nas organizações e, quando há um desequilíbrio entre os membros de um time, o ambiente se torna desarmônico e inapropriado para o desempenho das funções com excelência.

Um bom líder deve ser capaz de gerenciar conflitos, tendo como base principal a empatia para com seus liderados. Ele deve saber ser um bom ouvinte e entender os dois lados de uma mesma situação. Dessa forma, ele deve buscar por uma solução que satisfaça as partes envolvidas.

5. Estar apto a delegar tarefas

Um líder de sucesso deve ser capaz de confiar em sua equipe, delegando tarefas e repassando responsabilidades aos liderados.

Ele precisa então conhecer bem os indivíduos com os quais está lidando, entendendo como direcionar as demandas para cada um da melhor forma possível e tomando o cuidado de deixar cada tarefa com o profissional adequado e disponível para cumprir com os prazos.

No entanto, vale ressaltar que delegar tarefas é algo totalmente diferente de transferir responsabilidades. É papel de um bom gestor distribuir e acompanhar o desenvolvimento de cada ação.

Como desenvolver essas habilidades e competências?

“Existem indivíduos que são líderes natos”. Você provavelmente já se deparou com essa frase em algum momento de sua vida, não é verdade? Saiba, no entanto, que apesar de o ditado afirmar algo verdadeiro, isso não se trata de uma regra. Tão possível quanto nascer com espírito de liderança é desenvolver as habilidades e competências que formam um bom líder.

Investir na qualificação é certamente o primeiro passo para que isso aconteça. Especialmente nos dias de hoje, nos quais quem não procura investir na capacitação acaba sempre ficando um passo atrás da concorrência. É justamente com o aprendizado que se torna possível aprimorar o seu conhecimento prévio e aprender novas habilidades.

Além disso, é preciso saber identificar as principais áreas que precisam ser trabalhadas, de modo a traçar metas e objetivos para melhorá-las.

Com base nas características que já mencionamos acima, pense em qual delas podem ser aprimoradas para que você se torne um gestor ainda melhor? Será que você está pecando na comunicação com as suas equipes de trabalho? Será que não está sabendo passar aos times exatamente aquilo que eles deverão executar? Pondere todas essas questões e tente trabalhá-las uma por uma.

Pronto! Agora você já tem em mãos as principais características de um bom gestor. Sendo assim, leve em conta tudo o que leu ao longo do artigo e aplique as dicas listadas em sua gestão. Dessa forma, temos certeza de que a sua liderança trará resultados cada vez melhores à organização.

E então, gostou do post de hoje? Este conteúdo foi útil para você? Para continuar por dentro do assunto, não deixe de conferir agora mesmo nosso artigo sobre o que é preciso para se tornar um líder empresarial!

 

Share This