Carreira

É o momento certo para você fazer um investimento na carreira?

A estagnação é um fantasma que assombra a vida de várias pessoas no mundo do trabalho. Para evitar essa situação, existem diversas possibilidades, as quais devem ser orientadas tanto pelo perfil do trabalhador quanto pelas exigências das empresas.

Não é nenhuma novidade que o sucesso na profissão está diretamente relacionado à qualificação constante. Seja qual for a sua área de atuação, todo profissional precisa aprimorar as habilidades, conhecer novas tecnologias e se informar sobre as tendências do setor.

As oportunidades para investir na carreira são muitas. Por isso, antes de escolher um curso ou formação, alguns aspectos devem ser analisados para ter a certeza de ter feito a melhor escolha.

Portanto, se você não quer ficar estagnado ou percebeu que não consegue progredir no emprego, continue a leitura e veja como se destacar no mercado de trabalho.

Avalie a situação atual no trabalho

Se você já identificou a estagnação ou tem o objetivo de escapar dela, a primeira atitude a ser tomada é avaliar a situação em que se encontra atualmente. É preciso considerar a capacitação, o tempo em que já está no mercado, as funções desempenhadas, as promoções recebidas, o salário, além das oportunidades oferecidas. A ideia é fazer uma reflexão sobre a vida profissional até o momento.

Ao listar e analisar todos esses fatores, você terá a chance de identificar os motivos da estagnação. Essa prática favorece a identificação pontual de lacunas na formação — que prejudicam o crescimento na carreira — e a percepção da necessidade de aprimoramento em determinadas habilidades. Esse tipo de reflexão deve ser feito constantemente.

Compreenda as exigências do mercado

Para não estagnar na carreira é preciso conhecer as exigências da profissão. Isso significa que você deve estar atento às tendências de sua área de atuação — e se atualizar sempre sobre as novidades do mercado. É preciso entender o que as empresas esperam de seus colaboradores, em termos de conhecimentos práticos, habilidades e postura.

Para que essa compreensão seja desenvolvida, são necessários conhecimentos das mais diversas áreas — adquiridos por meio da experiência de trabalho e da realização de cursos de capacitação voltados para o mundo dos negócios. Ainda que cada profissão envolva diferentes habilidades, o espírito empreendedor é um atributo exigido em todos os setores.

Analise as possibilidades de investir na carreira

Feita a avaliação sobre a situação atual da carreira e compreendidas as exigências do mercado, é fundamental ter ciência das possibilidades de investimento na carreira. Em relação à capacitação, há diferentes modalidades de cursos, com diferentes finalidades e percursos formativos, como as graduações tecnológicas, MBAs, especializações e qualificações em geral.

A escolha do curso dependerá do perfil do trabalhador em relação às demandas do mercado. Assim, se for necessário aprofundar os conhecimentos em uma área relativa à sua formação, você pode cursar uma pós-graduação ou MBA.

Se o profissional ainda não tiver o ensino superior, investir em um diploma de graduação deve ser o primeiro passo. Além disso, considere também a aquisição de novas competências com aulas de idiomas ou cursos de curta duração voltados para o empreendedorismo.

Pense em médio e longo prazo

É bastante comum que a percepção da necessidade de investimento na carreira se dê em um momento tardio da vida profissional. Por isso, a importância da capacitação deve estar presente o tempo todo. Para ser bem-sucedido em qualquer campo, é fundamental fazer um planejamento de suas metas e objetivos profissionais, em médio e longo prazos, pois os frutos do investimento não são imediatos.

Desse modo, se seu objetivo for ocupar um cargo de chefia na empresa, você deve se planejar para fazer uma pós-graduação, cursar um mestrado ou MBA, para se qualificar na área de gestão e finanças. Planeje seu caminho desde o início e imagine onde quer chegar.

Com planejamento, dedicação e persistência — características necessárias em qualquer profissão — você poderá progredir na carreira e conquistar ótimas posições e melhores salários.

Seja sempre competitivo

As constantes transformações pelas quais o mercado passa, fazem com que ele seja dinâmico, exigindo profissionais capazes de acompanhar e lidar com as mudanças. Cientes disso — e interessados em conseguir um bom emprego —, muitos buscam a contínua melhoria de seus currículos, aumentando a concorrência. Disso resulta a alta competitividade e a obrigação de também ser competitivo.

O investimento na carreira é uma estratégia de sobrevivência no mercado, permitindo que o trabalhador tenha chances não só de ingressar na profissão, mas também de se manter e progredir na empresa. Portanto, a capacitação constante é um diferencial que destaca o profissional, tornando-o mais competitivo e, consequentemente, capaz de obter os melhores cargos nas companhias de maior importância.

Entenda o caminho para o sucesso

Quase todo trabalhador, em algum momento, passa por crises pessoais e financeiras. Essas situações são ótimas oportunidades para perceber a estagnação e procurar se movimentar em direção a uma mudança positiva — entendendo a necessidade de se capacitar e dar uma guinada na carreira. É importante ter em mente que investir no aperfeiçoamento profissional não é apenas uma opção para quem deseja ter sucesso, sendo, antes de tudo, uma obrigação.

Por mais que cursar as diferentes modalidades de capacitação demande a aplicação de recursos financeiros e a disponibilização de tempo para os estudos, é um investimento que traz retorno para o trabalhador, pois ele passa a ser mais valorizado pelo mercado. Em tempos de crise, pessoas cada vez mais qualificadas, constantemente atentas às mudanças e capazes de se adaptar a elas, são as mais procuradas pelas empresas.

Invista em sua carreira

Como visto, há uma série de bons motivos para investir na carreira, como melhorar o currículo, evitar a estagnação e aumentar as chances de conseguir um bom emprego ou uma promoção.

Portanto, independentemente de sua área de atuação, experiência ou nível de formação, é fundamental a busca pela capacitação constante. Com a qualificação adequada — e as novas habilidades adquiridas — você poderá se tornar um profissional requisitado, conseguindo os melhores empregos e salários!

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e mostre a importância de se manter sempre atualizado e em constante aprendizado.

Share This