CarreiraDestaques

Marketing pessoal: Como utilizar essa estratégia no currículo

Com o alto nível de competitividade no mercado, as vagas são poucas para a quantidade de desempregados, portanto, não basta apenas ter experiência, é necessário, antes de tudo, ter um currículo bem elaborado. Caso contrário, em uma seleção, se o currículo não estiver com alguns requisitos importantes, será descartado de cara. Muitos profissionais ainda têm dúvidas relacionadas ao conteúdo e disposição das informações, principalmente com a atualização constante do mercado de trabalho que a todo momento surge com novas ferramentas e estratégias. Um exemplo disso, é o marketing pessoal.

Como funciona o marketing pessoal

Esse processo funciona como se você estivesse vendendo algo. Assim, é necessário fazer um planejamento antes de expor seus conhecimentos e talentos no mercado de trabalho. O marketing pessoal é para todos, mas são raras as pessoas que o utilizam, ele pode ser usado para potencializar sua carreira. A expressão “a primeira impressão é a que fica” encaixa-se perfeitamente no processo de elaboração do currículo, pois fazer com que ele desperte interesse imediato do recrutador é fundamental. Para isso, é necessário garantir que quem leia o currículo considere-o como o profissional certo para fazer o processo seletivo. A estratégia do marketing pessoal surge para ajudar na inserção profissional no mercado de trabalho.

Portanto, na hora de elaborar seu currículo, utilize essa estratégia, fale suas qualidades, objetivos, mas nada de maneira exagerada para não atrapalhar. Deixe claro sua especialidade, que será sua marca e irá lhe acompanhar em toda sua jornada. A aparência também faz parte do marketing pessoal, então ter uma boa aparência e comunicação vai ajudar bastante em uma entrevista.

Usando a estratégia no currículo

Segundo a Manager, empresa de recrutamento e seleção, não existe um modelo de currículo ideal. O candidato deve seguir alguns critérios na hora de elaborar, informando seus objetivos e habilidades já é um bom começo. Um currículo assertivo é aquele que traz consigo atributos relacionados à vaga disponível. Não há necessidade de colocar todas suas experiências ou contar sua vida no currículo, mas é importante salientar seus conhecimentos referentes à vaga pretendida. Mesmo tendo buscas avançadas por informações através das redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin), as empresas ainda não descartam o currículo, por ser, todavia, o principal meio de seleção. Mais do que nunca, é peça chave em um processo seletivo, porque funciona como seu cartão de visita, diz muito sobre você, suas experiências e expectativas profissionais. Além disso, funciona como primeira amostra do seu trabalho.

 

O ideal é preenchê-lo com informações de todas as funções exercidas nas últimas experiências e uma dica: Fale sempre a verdade! Não adianta, por exemplo, mentir dizendo que fala outro idioma, na hora da entrevista com certeza irão testar seu conhecimento.

Gostou? Agora é só pôr em prática nossas dicas e desejamos sucesso!

Share This