Carreira

Marketing pessoal: o que é e como usar a seu favor?

O marketing pessoal usa princípios de marketing comercial e social para nos ajudar a alcançar aqueles objetivos que escolhemos para nós mesmos. É uma estratégia poderosa que pode realmente ajudar a sua vida.

Uma marca pessoal eficaz não acontece do dia para a noite. Ela é o resultado de muito trabalho e de um bom plano para maximizar todas as possibilidades de sua carreira.

Não é de se estranhar, então, que os candidatos a emprego que constroem grandes marcas pessoais sejam facilmente notados pelos recrutadores. Este artigo explica melhor o conceito e fornece uma orientação sobre as etapas fundamentais para realizar um marketing pessoal poderoso.

Pronto para descobrir como se destacar de verdade? Então continue a leitura.

Paute seu marketing pessoal em um objetivo

O marketing pessoal pode ajudá-lo a atingir diversas metas. No entanto, para iniciar esse processo, é fundamental escolher um foco. Objetivos como obter um emprego dos sonhos, ser promovido no trabalho ou entregar maior desempenho em sua função atual podem ser o objetivo de seu marketing pessoal.

Em todo plano de marketing, um objetivo funciona direcionando para a ação. Ele é o roteiro que orienta as atividades de venda e promoção — necessárias para harmonizar seus produtos e serviços ao mercado.

Em outras palavras, é impossível chegar a algum lugar se você não sabe para onde vai.

Não consegue decidir qual é o objetivo do seu marketing pessoal? Então, tente responder a seguinte pergunta: se você ganhasse na loteria hoje, o que faria? A primeira resposta para essa questão fornecerá pistas suficientes para formular uma estratégia.

Faça uma autoanálise

Agora que já definiu as metas e os objetivos, é hora olhar honestamente para si mesmo. Quais são os seus pontos fortes e fracos em relação ao objetivo escolhido? Que recursos você traz para a mesa e quais serão os seus maiores desafios?

Queremos descobrir o que o torna único, e defini-lo além de seus concorrentes. Clientes (e futuros empregadores) escolhem produtos e serviços com base nos benefícios que eles oferecem. Portanto, você deve se concentrar nas qualidades e habilidades que o tornam especial.

Se quiser que a sua carreira tenha o destaque que merece, é preciso entender o que faz de você um profissional de destaque. Anote aquilo que o diferencia em poucas palavras e leia o texto produzido em voz alta uma porção de vezes. Faça ajustes conforme for necessário.

Refine a sua mensagem

Para que seu marketing pessoal funcione, você terá de passar uma mensagem clara para o mercado. Com base no que aprendeu nas etapas anteriores, selecione uma estratégia e posicione sua meta.

Adequar a mensagem e a abordagem de vendas ao mercado significa que você é capaz de captar a atenção daquelas pessoas que deseja segmentar.

Sua palavra deve se destacar em meio aos competidores. Além disso, é preciso ter apelo emocional o suficiente para cativar o seu público-alvo.

Investigue-o e conheça melhor suas necessidades e desejos para conseguir refinar sua mensagem. Em seguida, encontre uma forma de deixá-la evidente em seu currículo profissional.

 

Ajuste os elementos sob o seu controle

No marketing, temos quatro elementos clássicos, conhecidos como os 4 Ps: produto, preço, praça e promoção.

Esses elementos representam todas as variáveis que estão sob o seu controle. Se você quer vender o seu peixe, é preciso adequá-los à expectativa do mercado.

Não adianta praticar preços muito elevados se você não tem reconhecimento como um especialista. Ou tentar conquistar clientes do outro lado do mundo quando seus produtos e serviços são demandados por aqui. Pense bem nos 4 Ps e descubra a melhor forma de abordá-los.

Aproveite as redes sociais para alavancar o seu marketing pessoal

Quando falamos nos 4 Ps de marketing, um deles chama atenção: promoção é o ato de divulgar seus produtos, serviços e talentos e, provavelmente, o tópico mais importante deste guia.

Uma forma inteligente de promover suas habilidades sem gastar muito dinheiro é utilizando as redes sociais. Com ajuda dessas mídias, podemos conquistar autoridade — ou seja, atrair seguidores pelo que falamos. Aproveite esse espaço para se destacar como um especialista em sua área e amplifique os resultados do seu marketing pessoal.

Tente começar um blog ou compartilhar parte da sua rotina de trabalho no Facebook. Iniciativas simples como essas são uma boa maneira de atrair notoriedade para a sua função.

Em algumas áreas, porém, será necessário ter a capacitação certa para ser considerado um especialista. Considere investir em um curso de pós-graduação.

Compareça a eventos da sua área e faça networking

Tão importante quanto fazer um bom uso das redes sociais na hora de se promover, é comparecer a eventos de sua área. Neles, é possível fazer networking com outros profissionais e conhecer clientes em potencial.

Frequente simpósios, conferências, feiras e workshops voltados para a sua profissão. Além de ser uma ótima oportunidade para aprender, esses ambientes são os locais em que você conseguirá se destacar pelo que faz. Eventos são a sua chance de unir promoção e praça em um só lugar.

Estabeleça contato com seus professores e gere oportunidades

Falamos de networking no tópico anterior, mas você ficaria muito surpreso com quantas pessoas ignoram esse lado do marketing pessoal.

Mesmo quando ainda não estamos inseridos no mercado de trabalho, é possível investir em nossas imagens fomentando bons relacionamentos com professores.

Não é difícil entender o porquê. Professores conhecem bem o mercado, sabem das oportunidades que estão disponíveis e conseguem reconhecer em seus alunos as características necessárias para ocupar uma função ou outra.

Mesmo em cursos a distância, é possível se aproximar deles, usando a interatividade das plataformas de ensino ao seu favor.

Se quiser saber mais sobre como tornar o seu curso a distância totalmente eficaz, confira o nosso post sobre o assunto. Dedique-se a construir um bom relacionamento com o corpo docente de sua faculdade e veja como isso pode ser positivo para o seu marketing pessoal.

Conseguiu entender o que é marketing pessoal e como usá-lo a seu favor? Então, não se esqueça de seguir o Instituto Pró Saber nas redes sociais. Nossos perfis no Facebook, Instagram, Google+, Twitter e Youtube estão cheios de dicas preciosas para alavancar a sua carreira!

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