Carreira

O que esperar de uma especialização em gestão de negócios?

Somente o diploma de graduação não basta para quem quer se destacar. Por isso, é necessário buscar aprimoramento, como a especialização. E se você tem interesse em um curso com boas oportunidades de ascensão profissional, precisa conhecer o de gestão de negócios.

Isso porque é uma formação que prepara para uma função estratégica em empresas de todos os portes que buscam crescer no mercado. É uma qualificação interessante também para quem quer empreender com segurança.

Quer conhecer mais detalhes sobre a especialização em gestão de negócios? Confira este post e veja as características do curso, o público-alvo, bem como os benefícios dessa pós-graduação para sua carreira!

Como é o curso de gestão de negócios?

O objetivo dessa especialização é trabalhar as competências técnicas e humanas que o gestor administrativo deve ter para obter bons resultados com o seu trabalho. As disciplinas visam à formação e capacitação desse profissional, que poderá atuar com uma visão estratégica em chefias, coordenações e treinamentos na área empresarial.

Dessa forma, a pós-graduação em gestão de negócios aborda temas, como:

  • ética profissional;

  • administração e planejamento estratégico;

  • consultoria interna e tendências empresariais;

  • empreendedorismo;

  • finanças internacionais;

  • finanças públicas;

  • marketing empresarial;

  • viabilidade econômico-financeira.

As aulas têm um viés mais prático, ou seja, para situações que o profissional enfrenta no dia a dia. O intuito é preparar o aluno para a rotina da carreira executiva. Ao final da especialização, é preciso entregar um trabalho de conclusão de curso.

Abrangência

O diferencial desse curso é sua abrangência, permitindo ao profissional atuar em diferentes contextos do mundo dos negócios, como:

  • finanças;

  • marketing;

  • comércio exterior;

  • recursos humanos;

  • logística;

  • compras;

  • vendas.

Duração do curso

Uma das vantagens da especialização em gestão de negócios é sua curta duração. Em apenas 18 meses, o profissional aprimora seu currículo com uma formação bastante requisitada no mercado.

Modalidade EAD

E mesmo para os profissionais que estão com a rotina bastante apertada, é possível realizar essa qualificação no formato EAD (educação a distância). O curso é online, o que permite ao aluno estudar no horário e local que considerar mais conveniente.

Como ele acompanha as aulas pelo notebook ou tablet, não há a necessidade de deslocamento até a instituição de ensino. O melhor é que o próprio aluno dita o ritmo do aprendizado, porque não precisa ficar esperando que toda a turma assimile o conteúdo para mudar de módulo, por exemplo.

Considere essa possibilidade e descubra que é possível fazer uma especialização de uma área que está em alta no mercado sem precisar mexer na sua agenda de trabalho.

Para quem é indicada essa especialização?

Muita gente pensa que somente quem se formou em Administração pode fazer esse curso. Apesar de esse profissional ter mais afinidade com o segmento, a pós-graduação é indicada para o graduado de qualquer área que almeja:

  • trabalhar com gestão empresarial, construindo uma carreira executiva;

  • ter mais conhecimento sobre o mercado;

  • dominar as habilidades para abrir a própria empresa.

É, portanto, uma formação completa para quem precisa ter uma visão estratégica dos negócios, analisar a conjuntura do mercado, implementar projetos complexos, organizar finanças e liderar equipes em empresas de qualquer setor.

Qual o benefício dessa formação para a carreira?

A especialização em gestão de negócios é uma oportunidade para você se atualizar com as tendências empresariais e dar uma guinada na sua carreira. Veja a seguir algumas das vantagens de se fazer esse curso:

Mais oportunidades de emprego

Toda empresa precisa de um gestor, porém muitas pessoas ocupam esse cargo sem a devida formação. Dessa forma, ter essa especialização no currículo torna-se um diferencial competitivo, pois esse candidato tem as habilidades necessárias para fazer uma gestão de qualidade, o que vai melhorar os resultados da organização

Além disso, como dissemos, o conteúdo programático desse curso é abrangente, ou seja, o profissional pode atuar em diferentes segmentos da gestão de negócios, ampliando assim as suas oportunidades.

O aluno pós-graduado nessa área pode trabalhar em empresas de diferentes ramos, especialmente:

  • companhias nacionais ou estrangeiras, na área de importação e exportação;

  • bancos;

  • companhias de seguros;

  • empresas do ramo de financiamento e câmbio;

  • empresas da área de logística.

Ascensão na carreira

Quem tem um plano de carreira e pretende trabalhar com gestão de equipes deve fazer essa especialização. Muitos profissionais apresentam as competências técnicas de sua área de atuação, mas não estão preparados para coordenar equipes e tomar decisões estratégicas.

Com a pós-graduação em gestão de negócios, o profissional se torna apto para esse tipo de cargo, pois o conteúdo é voltado para o desenvolvimento dessas aptidões, com aulas que vão desde as funções administrativas até a cultura organizacional.

As empresas valorizam os colaboradores que buscam novos conhecimentos e, assim, podem melhorar sua produtividade e contribuir com ideias inovadoras nos projetos da organização. Dessa forma, quando surgem vagas para posições de liderança, essas pessoas são lembradas em primeiro lugar.

Reciclagem profissional

Fazer uma graduação é fundamental para quem vai construir uma carreira, no entanto, essa é apenas a etapa inicial. Atualmente, é imprescindível se programar para fazer uma especialização ou MBA (Master in Business Administration) para se reciclar profissionalmente e aprimorar técnicas e conhecimentos.

Empreendedorismo

Abrir um negócio no Brasil não é tarefa simples. Muitas vezes o empreendedor tem uma ideia boa, mas a empresa não vai para frente. Quem sonha em ter o próprio negócio só tem a ganhar com a especialização em gestão de negócios.

O curso vai orientar o profissional na concepção e planejamento a longo prazo de sua empresa, auxiliando no controle das finanças, estoques, processos de compra e venda, negociação, marketing e relacionamento com os colaboradores.

Networking

Na pós-graduação, o aluno convive com professores e colegas que trabalham com gestão administrativa. Por isso, as aulas propiciam o networking — a rede de contatos profissionais.

É uma oportunidade para fazer amizades, trocar conhecimentos, discutir cases, realizar parcerias de negócios e também para receber indicações para entrevistas de emprego.

Quer fazer o seu currículo se destacar em meio à acirrada concorrência por uma vaga de emprego? Aposte na pós-graduação em gestão de negócios, um curso de curta duração, mas que pode transformar positivamente a sua carreira.

Ficou interessado em cursar essa especialização na modalidade EAD? Conheça a pós-graduação de Gestão de Negócios do Instituto Pró Saber e garanta um futuro profissional de sucesso!

 

Share This