Carreira

O que fazer para ter resiliência no trabalho?

Dados da Previdência Social apontam que o alto nível de estresse é a terceira maior causa de afastamento do trabalho no país. Ambiente competitivo, busca por resultados, cobranças diárias — são muitos os fatores que acompanham a nossa vida profissional. Como driblar tudo isso sem se abater? Aprimorando a resiliência no trabalho.

Isso mesmo! Ser resiliente é conseguir suportar as pressões, enxergar o lado positivo das dificuldades e, desse modo, obter bons resultados e sucesso na carreira.

Neste post, entenda o que é resiliência, por que ela é importante no ambiente de trabalho e quais atitudes devem ser colocadas em prática para atingir esse objetivo. Boa leitura!

O que é resiliência?

Resiliência é um termo utilizado na ciência para caracterizar materiais capazes de voltar ao seu estado original mesmo após absorver energia quando submetidos à pressão. Esse conceito passou a ser utilizado também para o comportamento humano, como a capacidade de não se abater pelas adversidades que surgem ao longo do caminho, tanto na vida pessoal quanto profissional.

No entanto, é preciso deixar claro que resiliência não é sinônimo de insensibilidade. São pessoas que enfrentam tristeza, decepções e frustrações, porém sabem como avançar, tirando uma lição até mesmo de sentimentos negativos.

Por que a resiliência é importante para a carreira?

No ambiente de trabalho, profissionais resilientes são aqueles que, com a experiência e equilíbrio emocional, conseguem superar os obstáculos e seguir em frente. Com essa habilidade, é possível:

  • encontrar mais facilmente soluções para os problemas;

  • cultivar boas relações interpessoais com os colegas;

  • trabalhar em equipe;

  • controlar as emoções em momentos de estresse;

  • aceitar desafios e mudanças;

  • estar mais preparado para uma recolocação profissional;

  • enxergar as críticas como positivas.

Por tudo isso, as empresas procuram um profissional resiliente. Afinal, cada dia é uma batalha e quem deixa se abater não consegue mostrar o melhor de si. A resiliência é se comportar e agir de maneira a obter o melhor — mesmo em momentos de crise, fracassos ou estresse.

Como ter resiliência no trabalho?

A teoria faz muito sentido, mas como colocar tudo isso em prática no ambiente corporativo? Acompanhe a seguir quais atitudes você deve tomar para ter resiliência no trabalho:

Seja flexível

A flexibilidade é uma qualidade importante no trabalho porque o profissional com essa característica:

  • sabe se adaptar a circunstâncias variadas;

  • está aberto a mudanças de estratégia;

  • sabe ouvir as ideias dos colegas;

  • sabe trabalhar com gerações diferentes;

  • consegue trabalhar em projetos diferentes;

  • não tem dificuldade em sair da zona de conforto e aceitar novos desafios;

  • está pronto para novos aprendizados;

  • se adapta às novas tecnologias.

Seja comunicativo

Manter um relacionamento dinâmico com os superiores e colegas faz parte de um perfil resiliente. A comunicação é fundamental para a troca de ideias, busca de soluções, resoluções de conflitos e até para entender o lado do outro.

Saiba lidar com críticas

O que derruba muitos profissionais é receber uma avaliação ruim. A resiliência também aparece nessas situações — ao receber um feedback negativo, em vez de apenas achar que seu superior tem uma opinião equivocada, reflita sobre cada aspecto dessa avaliação.

Utilize a crítica como algo positivo, que vai fazer você desempenhar um trabalho melhor daquele momento em diante. Quem sabe não é preciso ter mais foco em determinada tarefa ou se atualizar em relação a um assunto? Pense bem e veja como melhorar seus pontos fracos.

Aprimore sua inteligência emocional

No ambiente corporativo você lida com pessoas, seja seus superiores, equipe ou até mesmo clientes. E nem todos os dias as situações têm o desfecho que você gostaria, certo? Então, como controlar as emoções? Justamente aprimorando sua inteligência emocional.

De nada adianta você ser um expert em determinada área, mas que briga ou grita com alguém diante de uma discordância na reunião do trabalho. Isso faz mal para sua carreira e para você.

Autoconhecimento

Para desenvolver a inteligência emocional, é importante se autoconhecer, listando suas virtudes e fraquezas. Procure entender o que desencadeia cada reação e comece a mudar de atitude — você pode aprender a gerenciar os fatores de estresse e adotar uma postura mais calma e serena.

Além de cuidar de sua saúde física e mental, você melhora o seu marketing pessoal e passa a ser mais ouvido e respeitado.

Pense positivo

O otimismo caminha ao lado da resiliência no trabalho. Cultive boas expectativas diante do incerto, acredite no seu potencial e visualize os problemas como uma oportunidade de pensar diferente e apresentar soluções inovadoras.

Não se agarre a experiências ruins do passado — pense no futuro e em como você pode utilizar todo o seu potencial em busca de resultados melhores.

Peça feedbacks

Lembra que falamos acima sobre a importância das críticas? Saber como a empresa enxerga o seu trabalho é uma oportunidade para corrigir falhas. Por isso, peça feedbacks e busque formas de melhorar, seja aprendendo com um colega mais experiente, fazendo uma pós-graduação ou outro curso de atualização.

Não se esqueça também de dar feedbacks aos seus colegas de trabalho — muitas vezes, o erro de um pode interferir no trabalho do outro, por isso cultive uma relação de transparência com a sua equipe.

Aceite ajuda

Trabalhar em busca de resultados, com prazo apertado e muito estresse é realmente desgastante, por isso, deixe o orgulho de lado e busque apoio. Seja para finalizar um projeto ou até mesmo desabafar — para que você não perca o seu ponto de equilíbrio e consiga seguir em frente.

A ajuda também pode vir de fora do ambiente de trabalho, por isso converse com seus amigos e familiares sobre os seus problemas e desfrute de momentos de lazer para que a sua rotina fique mais leve.

O ambiente corporativo, na maioria das vezes, é o local onde passamos a maior parte do dia, por isso a resiliência no trabalho é tão importante para enfrentar as adversidades com sabedoria. Desenvolver essa habilidade vai ajudar você a crescer na carreira e ter qualidade de vida.

Você já tinha ouvido falar sobre resiliência? Gostou das nossas dicas? Aproveite e compartilhe essas ideias com seus amigos nas redes sociais para que eles também comecem a aprimorar essa habilidade no trabalho!

 

Share This