Carreira

Oportunidade profissional: você sabe reconhecer uma?

Se você é recém-formado, muitos sonhos rondam seus pensamentos. Às vezes, são ideias desconexas ou com objetivos muito diferentes, mas que têm um denominador comum: levá-lo ao sucesso na carreira e à autorrealização. Mas para que “chegue lá”, você precisa ter foco e, mais que isso, saber reconhecer uma oportunidade profissional.

Muitas pessoas acabam patinando na carreira e se estagnando em trabalhos que, no mínimo, odeiam. Fazem isso por não acreditarem em sua capacidade de enfrentar a concorrência e acabam deixando passar grandes chances.

Para ajudá-lo a construir um futuro brilhante, resolvemos escrever este post explicando algumas sacadas para atrair e enxergar grandes oportunidades de carreira. Venha conosco!

Como enxergar uma oportunidade profissional

Além do diploma de uma boa faculdade, outros quesitos são indispensáveis ao sucesso profissional. O futuro promissor depende também de uma força de vontade de querer crescer e de uma visão empreendedora que lhe permita traçar um plano de carreira ideal.

Em razão da crise econômica, o número de desempregados cresceu substancialmente e deixou os profissionais de cabelo em pé. Por outro lado, mesmo com o aumento das demissões, houve muita gente que se destacou com ótimas oportunidades profissionais. O que esse pessoal tem de melhor?

Uma das hipóteses é que são profissionais que sabem perseguir oportunidades. Não adianta simplesmente ficar sentado em seu quarto visitando sites de emprego. Ter cadastro nos sites de vagas é excelente, mas só isso não basta. Você precisa ir atrás de outros alvos.

Como não faz muito tempo que você concluiu a graduação, precisa buscar os melhores processos seletivos para trainee ou empresas que recrutem recém-formados. Já que estamos conseguindo superar a instabilidade econômica, muitas empresas de ponta já voltaram praticamente à normalidade de suas seleções.

Além disso, permita-se sonhar. Por exemplo, se você já domina um idioma, não perca tempo! Tente participar de programas internacionais de trabalho para brasileiros. Ainda que seja algo temporário e não muito bem remunerado (conforme o caso), a hora é agora para ter uma experiência em outro país. Você tem a oportunidade de se aprimorar, e isso conta muitos pontos para seu currículo.

Mas se sua intenção é ficar por aqui, você deve direcionar sua busca para as áreas que mais lhe agradam e que lhe deem oportunidade de progredir.

Um cuidado, porém: não aceite um emprego qualquer só porque você precisa pagar uns boletos. Há muitas vagas que até são para profissionais da sua área, mas oferecem salários baixos e/ou poucos benefícios em contraposição a uma carga horária pesada e de muitas responsabilidades.

O mais importante é não deixar as oportunidades passarem. Às vezes, estamos empregados e até com um salário dentro da média, mas, por falta de coragem para navegar em mares desconhecidos, ou mesmo por influência de pessoas que dizem que “não devemos trocar o certo pelo duvidoso”, acabamos estagnando.

Por isso, saber identificar uma oportunidade profissional e ter ímpeto de ir atrás dela faz toda a diferença. Acompanhe a seguir algumas dicas que o ajudarão a construir uma estratégia eficiente para ter bons resultados nessa empreitada.

Reconheça as melhores oportunidades com estas 5 dicas

1. Identifique seu perfil profissional e objetivo de carreira

Conhecer o seu perfil profissional é o início de qualquer estratégia para perseguir uma boa oportunidade profissional. Essa autocrítica é importante para que você evite “canoas furadas” que possam queimá-lo no mercado e levá-lo para trabalhos que não têm a ver com você.

Outro ponto importante é quanto aos objetivos de carreira. Uma vez que você sabe em quais segmentos tem maior propensão de se destacar, consegue focar seus esforços para trilhar esses ideais.

Quando você aceita um trabalho por impulso, agarrando-o com unhas e dentes como se fosse “a” oportunidade, as chances de se frustrar também são grandes. Ou você até pode gostar momentaneamente desse posto, mas vai acabar se sentindo incompleto algum tempo depois.

2. Acompanhe as tendências de mercado

Acompanhar as tendências de mercado é primordial para identificar boas oportunidades profissionais. Especialmente nesse momento de transição pós-reforma trabalhista, a relação empresa-colaborador está mudando radicalmente e novas dinâmicas de prestação de serviço estão surgindo.

Soma-se um dinamismo de mercado nunca visto, sobretudo graças à era digital. Com o advento das novas tecnologias, profissões tradicionais estão sumindo e dando lugar a novas carreiras, que exigem maior qualificação.

Além disso, as cargas horárias estão se alterando, o home office cresce e os freelancers e profissionais autônomos estão ganhando espaço. Isso sem falar nas startups e outros negócios que estão explorando ao máximo tais inovações.

3. Trace um plano de carreira

Seguir um plano de carreira pessoal é uma das melhores maneiras de autocondução a uma oportunidade profissional de ouro. Esse tipo de estratégia não tem a ver com as possibilidades de ascensão que uma empresa oferece, e sim com seus objetivos e metas pessoais organizados cronologicamente.

Ao construir um plano de carreira pessoal, você organizará todos os passos necessários para chegar ao patamar desejado de autorrealização. Deverá incluir áreas nas quais gostaria de atuar, conhecimentos a conquistar, recursos a serem gastos… Enfim, uma infinidade de informações que se tornarão sua referência maior para seu ideal de futuro.

4. Atualize-se sempre

Não é novidade nenhuma que somente o diploma da faculdade não basta. Você necessita aprimorar-se constantemente, adquirindo novos conhecimentos. Isso se chama de educação contínua. Para isso, você pode frequentar cursos de capacitação profissional, ingressar em programas de pós-graduação ou mesmo aproveitar oportunidades de aperfeiçoamento oferecidas pelo seu trabalho.

No entanto, saiba o que estudar. É importante que esses conhecimentos sejam uma continuidade do seu aprendizado. A menos que você queira mudar de área, evite querer aprender coisas por acaso, pois isso pode tirar você do seu foco.

Sempre pense que a atualização profissional tem um objetivo. Avalie aonde você quer chegar com ela e escolha as melhores opções.

5. Comece a ser visto

Torne-se conhecido no seu meio profissional. Para tanto, comece a criar seu networking e faça-se notar. Ter um perfil em sites como LinkedIn é essencial para começar a ter uma boa rede de contatos. Se possível, aproveite o espaço para criar artigos e mostrar um pouco do seu portfólio.

Além disso, participe de grupos de discussão no Facebook e siga blogs e perfis interessantes no Instagram. Se possível, observe se algum desses espaço permite trabalhos de colaboração em que você possa demonstrar seus conhecimentos e produzir algum tipo de conteúdo que o evidencie.

Nunca deixe de marcar presença em feiras, simpósios, palestras, congressos da sua área etc. Esses momentos são essenciais para que você comece a ter contato com personalidades influentes no seu meio profissional.

Ainda, esses momentos são importantes para conhecer as novidades do mercado e verificar quais são os segmentos que mais estão precisando de profissionais. Preferencialmente, ande com um cartão pessoal no bolso. Sua chance pode estar ali!

Encarar desafios e mudanças pode nos dar calafrios, mas a insegurança momentânea não substitui o prazer de se sentir autorrealizado. Por isso, esperamos que essas dicas ajudem você a encontrar a oportunidade profissional que lhe falta para realmente se destacar no mercado. Com muita cautela e planejamento, temos certeza de que você conseguirá.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a seus amigos como essas dicas podem fazer a diferença na hora de agarrar uma grande oportunidade profissional!

 

Share This