Carreira

Quais os benefícios de montar um grupo de estudo e como fazer isso?

Enfrentar os desafios da vida de estudante de maneira solitária nem sempre é a melhor opção. Sendo assim, ter o apoio de outras pessoas pode ajudar a aumentar a concentração, esclarecer dúvidas e até mesmo manter a motivação em alta.

Por isso, montar um grupo de estudo é uma ideia muito utilizada por quem está fazendo um curso ou estudando para concursos públicos, por exemplo. Você quer saber mais sobre como ele funciona e quais os benefícios que oferece? Acompanhe nosso post e aproveite as dicas que trouxemos!

O que é um grupo de estudo?

Basicamente, é a reunião de várias pessoas com um mesmo objetivo: estudar juntas uma ou várias matérias. Ou seja: você pode participar de um grupo que aborda uma disciplina específica cobrada em concurso ou de outro que acompanhe todos os assuntos do curso de faculdade ou pós-graduação.

Um grupo de estudo pode ser montado até mesmo no trabalho, quando uma equipe sente a necessidade de aprofundar algum conhecimento. Desse modo, essa estratégia é bastante utilizada por estudantes e profissionais.

Quais são os benefícios dele?

Compor um grupo de estudo é uma maneira de superar algumas limitações de quem estuda sozinho. Ao se reunir com outras pessoas, fica muito mais fácil, por exemplo, esclarecer dúvidas — certamente algum colega vai saber responder o seu questionamento. Estudar em grupo economiza o tempo que você passaria pesquisando as respostas.

Esse é um dos maiores benefícios: poder aprender com as outras pessoas e ensinar aquilo em que você tem mais facilidade. Inclusive, você sabia que consegue dominar ainda mais o assunto quando usa seus conhecimentos para responder dúvidas de alguém?

Outra vantagem de estudar dessa forma é conseguir lidar melhor com as emoções. Não é incomum que as pessoas se sintam cansadas e desmotivadas quando precisam dedicar muito tempo aos estudos. Ficar sozinho costuma piorar esse cenário. Por isso, participar de equipes é uma grande ajuda.

Estar com outras pessoas torna a aprendizagem mais significativa, fazendo com que os conteúdos se fixem mais facilmente na memória. Além disso, o momento de estudar deixa de ser entediante, pois o grupo torna tudo mais desafiador e atrativo.

Como montar um grupo de estudo eficiente?

Nem todo grupo consegue render os benefícios que citamos até aqui. Para garantir isso, é preciso saber escolher os participantes e organizar as reuniões da melhor forma. Nós também podemos ajudar nisso! Veja algumas dicas práticas para ter eficiência nos estudos:

Limite o número de participantes

Muitas pessoas podem se interessar quando você lançar a ideia do grupo de estudo. Mas a primeira orientação é limitar o número de pessoas que entrarão nele. É importante escolher os membros com muito cuidado, para evitar problemas logísticos.

O ideal é que um grupo seja composto por, no máximo, seis pessoas. Mais do que isso pode tornar a organização bem difícil. Caso mais colegas tenham interessem em entrar, você pode propor que sejam montados dois ou mais grupos diferentes.

Convide pessoas com objetivos parecidos

Um dos maiores desafios em um grupo de estudo é contar com a responsabilidade de todos até o final. Infelizmente, alguns mostram animação no começo, mas não estão dispostos (ou não tem condições) de se comprometer. Assim, você precisa deixar clara a seriedade da proposta.

Um erro comum é convidar apenas as pessoas com quem você tem afinidade. Quando se faz isso, há o risco de perder o foco nos estudos. Por isso, antes de convidar alguém, procure colocar o compromisso com os estudos acima da amizade.

Atenção: buscar colegas com objetivos parecidos não significa que todos do grupo devem ter os mesmos interesses. Pelo contrário, um dos atrativos de um grupo de estudo é a diversidade. O melhor é contar com pessoas que tenham talentos e facilidades diferentes.

Escolha um bom local

O lugar escolhido para estudar faz muita diferença no rendimento do grupo. Pensem em locais calmos, que ofereçam estrutura confortável e acesso a fontes de pesquisa. Se possível, optem por bibliotecas ou salas de estudo em instituições educativas — há também a opção de bibliotecas municipais.

Geralmente, as pessoas preferem se encontrar na casa de alguém. Você pode propor um revezamento, para que ninguém se sinta sobrecarregado. O importante é organizar o local para evitar barulhos ou desconforto para algum participante.

Defina os horários

Para funcionar de forma eficiente, o grupo precisa gerir bem o tempo. Por isso, ter dias e horários certos para realizar os encontros é fundamental. Assim, todos os participantes podem organizar a rotina para frequentar os encontros com constância.

Deixe para definir os horários quando puder ouvir todos os membros. É preciso buscar o melhor dia e hora para todos. A regularidade das reuniões também depende das possibilidades de cada um — o ideal é ter encontros semanais ou quinzenais.

Monte um cronograma de disciplinas

Outro aspecto importante na organização é definir um cronograma das matérias a serem estudadas. Montar um quadro de assuntos logo de início poupa muito tempo nas reuniões do grupo. Afinal, os membros sempre saberão o que será estudado no próximo encontro.

O cronograma geral vai depender das necessidades de cada pessoa. É interessante marcar um encontro para discutir esse assunto, fazer uma lista das disciplinas e dividi-las pelo número de reuniões que o grupo terá.

Combine regras e metodologias

Um bom grupo de estudo reúne pessoas diferentes. Mesmo que esse seja um ponto positivo, por outro lado, ele pode causar alguns problemas de convivência. Para facilitar, a dica é combinar as regras e metodologias de estudo desde o começo.

Algumas regras que você pode sugerir são:

  • ter compromisso com os momentos de estudo;

  • conversar sobre outros assuntos apenas nos intervalos ou confraternizações;

  • ser pontual nos encontros;

  • organizar o material e as atividades combinadas.

Quanto às metodologias de estudo, você pode pesquisar e trocar experiências com os demais participantes. Alguns podem gostar muito de estudar por meio de vídeos, enquanto outros preferem fazer resumos ou preparar apresentações. Essa diversidade é uma grande riqueza que o grupo proporciona.

Crie uma maneira rápida de comunicação

Para economizar tempo nos encontros do grupo de estudo, é interessante que você pense em um canal de comunicação. Por meio dele, os participantes podem definir regras, trocar materiais, lembrar das atividades e fazer combinados importantes.

Atualmente, o aplicativo WhatsApp está sendo muito usado com esse objetivo. Se vocês preferirem, podem fazer um grupo de e-mail ou utilizar outros aplicativos para trocar as mensagens. Para não gerar conflitos, use esse canal apenas para tratar dos assuntos referentes ao estudo.

Seguindo essas dicas, fica fácil montar um grupo de estudo efetivo e aproveitar todas as vantagens dele. Você pode potencializar muito a sua aprendizagem fazendo uso dessa estratégia. Sem dúvida, ter a companhia de colegas torna mais fácil o caminho até o seu objetivo!

E então, o que você achou deste post? Está animado para montar uma equipe de estudos? Fale sobre sua experiência deixando um comentário logo abaixo!

 

Leave a Comment