Carreira

Quais são os tipos de inteligência: descubra já o seu!

Quando dizemos que uma pessoa é inteligente, geralmente nos referimos ao volume de conhecimentos teóricos possuídos por ela ou às suas capacidades de raciocínio lógico e matemático. Mas você sabia que existem outros diversos tipos de inteligência?

É isso mesmo! Durante os anos 1980, a Teoria de Múltiplas Inteligências do cientista e psicólogo Howard Gardner apontou a existência de 10 perfis diferenciados e, ainda, que cada indivíduo pode possuir mais de um tipo de inteligência, o que amplia suas habilidades e possibilidades de atuação.

E para saber mais sobre esse assunto e descobrir quais são os perfis de inteligência que mais combinam com as suas habilidades e seus objetivos profissionais, continue a leitura deste post e confira!

1. Inteligência emocional

Vamos começar falando sobre um tipo de inteligência que faz toda a diferença para o crescimento, tanto pessoal quanto profissional, e que deve estar aliado a todos os outros perfis que apresentaremos a seguir: a inteligência emocional.

Desenvolvida principalmente por meio do autoconhecimento, ela permite que o indivíduo aprenda a reconhecer as suas emoções — positivas e negativas — e saiba lidar com elas com mais tranquilidade e consciência.

A partir daí, é possível enfrentar os desafios do dia a dia sem perder a calma e se relacionar com diferentes tipos de pessoas, buscando as soluções ideais para cada situação, por meio da colaboração de todos.

2. Inteligência lógico-matemática

Antes do surgimento da Teoria das Múltiplas Inteligências, o caráter lógico-matemático era o principal fator analisado para avaliar se um indivíduo possuía uma capacidade intelectual satisfatória para conquistar um resultado positivo nos testes de coeficiente de inteligência (QI).

Pessoas que possuem esse perfil intelectual costumam ter mais facilidade ao lidar com cálculos e fórmulas matemáticas, além de possuírem uma visão estratégica e um forte senso de organização que as permite realizar tarefas complexas e que exigem rapidez de raciocínio lógico.

3. Inteligência linguística

Você é uma pessoa comunicativa, possui facilidade para se expressar tanto por meio da escrita quanto verbalmente, tem um apreço especial pela leitura e pelo aprendizado de novos idiomas? Então, você provavelmente possui uma inteligência linguística mais aguçada!

De um modo geral, as pessoas que se enquadram nesse perfil sabem fazer um bom uso da linguagem, transmitindo suas ideias de forma clara, criativa e fluida, destacando-se ao falar em público e nos projetos em equipe — características altamente valorizadas em todos os segmentos do mercado de trabalho.

4. Inteligência motora

Também conhecida como “corporal e sinestésica”, esse tipo de inteligência está ligado diretamente à coordenação motora, ao equilíbrio, à consciência e ao controle dos movimentos do corpo.

Nesse perfil, costumam se destacar profissionais ligados a áreas como educação física, esportes e dança. No entanto, a inteligência motora pode ser desenvolvida também por profissionais de outros segmentos, por meio da prática de exercícios físicos, aumentando a flexibilidade dos movimentos, a força física e a disposição para executar diferentes tarefas ao longo do dia.

5. Inteligência musical

Apesar de ser um dos tipos mais raros de habilidade intelectual, essencial para a criação de melodias, para a construção de harmonias e para o aprendizado de teorias musicais e instrumentos, a inteligência musical não é direcionada exclusivamente aos músicos profissionais.

Na prática, algumas características desse tipo de inteligência, como a capacidade de ouvir com atenção, a criatividade, a concentração e a disciplina, aliadas às habilidades linguísticas e motoras, são muito importantes também para quem deseja se destacar em sua profissão, independentemente da carreira escolhida.

6. Inteligência interpessoal

A capacidade de motivar, de inspirar e de influenciar outras pessoas estão entre algumas das principais competências das pessoas que possuem uma inteligência interpessoal mais aguçada.

Por sua eloquência, carisma e excelente capacidade de comunicação, esses indivíduos possuem, ainda, uma aptidão natural para ocupar posições de liderança, organizando equipes, coordenando projetos de maneira eficiente e conquistando resultados altamente positivos.

7. Inteligência intrapessoal

Juntamente com a inteligência musical, a interpessoal está entre os tipos mais singulares de inteligência e, por isso, é um diferencial bastante valorizado no mundo corporativo e buscado por empresas de diferentes tamanhos e segmentos de atuação.

Nessa categoria, também se enquadram pessoas com boa capacidade de liderança. No entanto, elas são mais reservadas do que aquelas com o perfil interpessoal e atuam de maneira mais indireta, utilizando o autoconhecimento para compreender seus pensamentos e, a partir daí, elaborar novas ideias e planejamentos estratégicos.

8. Inteligência espacial

Pessoas com esse tipo de inteligência possuem uma habilidade especial para visualizar objetos e espaços de forma tridimensional, ou seja, sob diferentes ângulos, avaliando sua estrutura e encontrando possibilidades para a realização de mudanças ou construção de novos espaços.

Por isso, são comuns aos indivíduos desse perfil características como a criatividade, a capacidade de adaptação a diferentes situações e um talento único para enxergar soluções diferenciadas que os ajudem a superar os desafios do dia a dia e do mercado de trabalho.

9. Inteligência naturalista

Esse perfil foi incorporado à Teoria das Múltiplas Inteligências somente após os anos 1990 por sua importância ao garantir a sobrevivência do ser humano e, também, dos demais seres vivos do planeta.

Na prática, a inteligência naturalista está relacionada à capacidade de reconhecimento, análise e distinção dos diversos elementos dispostos na natureza e à sensibilidade para compreender a relação entre as diferentes espécies, sua evolução e a sua interação com o meio ambiente.

10. Inteligência existencial

Fortemente associada ao autoconhecimento e à inteligência emocional, a capacidade de refletir sobre a própria existência é uma habilidade muito valiosa e, ao mesmo tempo, presente em poucos perfis intelectuais.

Por meio dela, é possível desenvolver características como resiliência, paciência e produtividade para lidar melhor com as diversas situações do cotidiano, além de traçar objetivos pessoais e profissionais de forma mais consciente.

E então, já conseguiu descobrir quais são os tipos de inteligência que mais combinam com a suas características de personalidade e com a área de atuação que você escolheu?

Esperamos que este post tenha ajudado você a desvendar essa questão! E se você gostou de conhecer mais sobre o assunto, aproveite também para compartilhá-lo com seus amigos por meio das suas redes sociais!

 

Share This