Carreira

Saiba como impulsionar sua carreira em 8 passos

Podemos dizer que uma das maiores preocupações dos profissionais, hoje, é manter o emprego. Entretanto, suas ambições não precisam parar por aí. Definindo metas é possível impulsionar sua carreira para maiores realizações, salários mais vultosos e posições mais atraentes dentro e fora da sua empresa atual.

Quer saber quais são os segredos para conseguir fazer tudo isso? Então, continue a leitura. Listamos os oito passos necessários para avançar em sua vida profissional!

1. Estabeleça metas para impulsionar sua carreira

Antes de tudo, é necessário estabelecer algumas metas. Seu objetivo pode ser continuar na posição em que está pelo máximo de tempo possível ou você pode ambicionar um cargo diferente, em outra organização. E não há problema nisso.

Definir claramente o que você quer, é fundamental para conquistar os seus sonhos. Definindo metas, podemos descobrir se nossos anseios são viáveis e se temos as qualificações necessárias para atingi-los.

Faça uma lista de onde gostaria de estar em cinco, dez e quinze anos. Enumere cargos, pretensões salariais e não se esqueça de estabelecer prazos para a conclusão de cada objetivo elencado.

2. Participe de eventos dentro e fora da sua área

Participar de eventos é uma oportunidade inestimável para quem quer avançar na carreira — e, hoje em dia, você não precisa nem se deslocar para estar inserido nos principais acontecimentos da área.

Webinars e encontros virtuais estão disponíveis para agregar muito conhecimento a seu currículo.

Procure se engajar em, pelo menos, um evento que nunca experimentou antes. Todos eles têm muitos componentes em comum. No entanto, se você for a uma palestra, por exemplo, com a intenção de aprender, ficará surpreso com o que pode encontrar.

Se tiver algum tempo livre, participe também daqueles que não fazem parte de sua área de especialização.

O plano é expandir seu pensamento e ajudá-lo a encontrar novas ideias, que são valiosas para o avanço da sua carreira. Isso pode ser tão simples quanto mudar de ares. Observe e aprenda.

3. Invista em uma pós-graduação ou MBA

Já pensou em investir na sua educação? Um bom acelerador de carreiras é a qualificação adicional. Cursos como um MBA podem fornecer o conhecimento que você ainda não possui. Além disso, essas atualizações são extremamente necessárias para sua próxima posição.

Especializações, por sua vez, dão acesso a um conjunto de habilidades e a uma rede de pessoas que o ajudarão a conquistar seu próximo emprego. Dedicar-se à educação é a melhor opção para alavancar a carreira.

Se você não sabe qual pós-graduação fazer ou onde cursar sua próxima faculdade, há muitas formas de lidar com isso. Você pode pedir conselhos para colegas com mais experiência — a respeito de que cursos poderão trazer mais vantagens no futuro — e consultar a internet para descobrir a instituição de ensino mais adequada para você.

4. Assuma alguns riscos

Se você quer se destacar em sua empresa e assumir papéis mais relevantes, uma boa ideia é assumir alguns riscos. Apresente novas ideias ao seu chefe e à sua equipe e lidere um projeto para amplificar as suas habilidades e colocá-las em bom uso.

Mostre iniciativa e seja corajoso. É provável que nem todas as suas novas ideias e sugestões sejam aceitas, mas seus esforços serão percebidos.

Faça sua lição de casa e certifique-se de que cada uma delas tem mérito e está alinhada ao posicionamento estratégico da organização. Se você se dedicar o suficiente em sua posição atual, esse pode ser o caminho para uma promoção — algo que, com certeza, vai impulsionar a sua carreira.

5. Atualize seu currículo (mesmo se não estiver procurando emprego)

Como você pretende melhorar no emprego, se não está pronto para abraçar as oportunidades que aparecem por aí?

No último ano, você provavelmente assumiu um novo projeto ou realizou tarefas que adicionaram um novo conjunto de talentos em sua vida.

Atualizando seu currículo, você tem maior chance de se lembrar das realizações que podem ajudá-lo na procura de um novo emprego — ou mesmo na disputa por uma promoção.

Conhecer em detalhes os seus feitos pode ajudar até em discussões internas de desempenho. É preciso ter o máximo de disciplina possível e manter suas realizações do currículo sempre atualizadas. Quem está realmente interessado em prosperar na carreira sabe que os pequenos passos fazem toda a diferença.

6. Desenvolva habilidades de liderança

Outra forma de mostrar para as pessoas que você está pronto para avançar na carreira é se voluntariando para completar projetos e atribuições desafiadoras. Identifique problemas organizacionais e proponha soluções — assim se comporta um líder.

Esteja disponível para supervisionar a implementação da solução e aumente a sua visibilidade na empresa, conquistando a credibilidade de toda a equipe. Você deve estar apto a mostrar que consegue conduzir pessoas e assumir posições de gestão.

7. Esteja sempre ligado na tecnologia

Não há como crescer na profissão se você se permite ser deixado para trás. A tecnologia evolui rapidamente e há constantemente ofertas novas e disruptivas em sua indústria, qualquer que seja ela.

Se você está no mercado e deseja continuar nele, esta é a melhor dica: ficar a par das últimas inovações disponíveis.

É possível encontrar muitas informações na internet. Portanto, com algum tempo dedicado à pesquisa você estará antenado com as novidades do setor.

Talvez, durante essas leituras, você até encontre soluções ou maneiras mais eficientes de lidar com os problemas do seu atual emprego — mostrando proatividade e se destacando entre os colegas, a última dica deste post.

8. Encontre estratégias para se destacar

Por último, mas não menos importante, a melhor maneira de se separar de seus pares é tornar-se confiável e respeitado em seu emprego atual.

Ser proficiente, trabalhar duro e permanecer focado é uma excelente estratégia para ganhar o reconhecimento de seus superiores e se tornar o candidato ideal para novas oportunidades.

Em qualquer trabalho, os indivíduos que conseguem representar melhor os valores da empresa, que fornecem excelente atendimento aos clientes e são consistentes em suas entregas, são os mais procurados e valorizados.

Desempenhe sua função de maneira memorável e veja os benefícios que isso pode trazer para sua carreira.

Agora que você já sabe quais são os passos necessários para impulsionar sua carreira, que tal continuar recebendo dicas como essas? Siga o Instituto Pró Saber nas redes sociais e receba em primeira mão nossos melhores artigos. Estamos no Facebook, Instagram, Google+, Twitter e Youtube!

Leave a Comment