Carreira

Sem tempo para estudar: veja como aumentar a produtividade na pós-graduação

Fazer uma pós-graduação é um dos melhores caminhos para consolidar a carreira, conquistar novas posições no mercado ou mudar de profissão. Mas nem sempre é fácil se dedicar aos estudos, principalmente quando você precisa conciliá-los com o emprego. Diante disso, como aumentar a produtividade no curso?

Embora seja um desafio, é possível sim conduzir as duas coisas e apresentar um bom rendimento na pós. Para ajudar você nessa tarefa, trouxemos algumas estratégias que podem orientar a organização dos seus estudos e aperfeiçoar seus resultados. Aproveite!

Monte um cronograma com as matérias

Quem concilia trabalho e estudo tem poucas horas disponíveis. Além disso, ter que lidar com tarefas diversas pode facilmente fazer com que você se perca nos prazos e acabe realizando apenas as atividades urgentes. Para evitar esses erros, organize e cumpra seu cronograma.

Devem constar nele os seus horários da semana, divididos entre as atividades que realiza. Inclua, por exemplo, a hora em que acorda, os turnos em que está no trabalho, os horários das aulas e também atividades de lazer. Isso tudo dará uma ideia bastante precisa das suas limitações e possibilidades.

Sabendo quais são os horários que você pode dedicar aos estudos, é hora de elencar as matérias e dividi-las nesses períodos. Deixar para escolher isso apenas quando for estudar é um empecilho à sua produtividade, pois você vai perder tempo analisando o material e decidindo.

Por isso, prefira já deixar montado seu cronograma semanal ou mensal, considerando os assuntos que serão abordados no curso e os pontos aos quais você sente necessidade de se dedicar mais. Ter essa rotina definida ajuda a evitar a procrastinação e se manter produtivo a longo prazo.

Você pode usar diversas estratégias para organizar esse cronograma. Por exemplo: utilizar um calendário que tenha em casa, editar e imprimir um personalizado, organizar-se em uma agenda ou em aplicativos e programas de computador. A tecnologia oferece diversas ferramentas que ajudam na tarefa de como aumentar a produtividade.

Escolha um local agradável para estudar

Depois de organizar a sua rotina, você precisa de um lugar confortável para realizar seus estudos. Ter um espaço adequado para isso é muito importante. Afinal, fica difícil manter a motivação e a produtividade se você está em um ambiente desagradável e sem conforto, não é?

Ficar concentrado nos estudos por longos períodos não é tarefa simples. Sem estímulos suficientes, qualquer coisa se torna mais interessante do que estar ali. Por isso, organize um ambiente que estimule a sua dedicação. Providenciar uma mesa e uma cadeira confortável é o primeiro passo.

Além disso, fique atento à acústica do local. Estudar com barulho pode ser bastante incômodo. Se você gosta de fundos musicais, deixe preparada uma playlist especial. Já quem prefere estudar no silêncio deve se preocupar com isso — utilizar ruídos brancos, por exemplo, é muito útil para abafar sons externos.

Outros fatores relevantes para o conforto são a iluminação e o clima. Procure um espaço arejado e com boa luz. Para manter a atenção nos estudos, é preciso controlar também as distrações. Evite estudar perto de aparelhos eletrônicos ou com movimento de pessoas.

Conheça metodologias diversas

Nem todos estudam da mesma forma. Algumas pessoas sentem que sua aprendizagem é maior quando assistem a videoaulas, outras preferem ler e produzir resumos ou esquemas. Há ainda aquelas que gostam de aprender respondendo questões ou as que preferem discutir com colegas em grupos de estudo, por exemplo.

Com tanta diversidade, existem muitos métodos para você testar sua produtividade. Quem sente dificuldade para se dedicar pode estar usando uma estratégia pouco eficiente. Por isso, conheça várias técnicas e busque as que melhor se adequam às suas necessidades e preferências.

Há também grande diversidade de materiais e formas de organização. Por exemplo: você pode se dar melhor estudando apenas uma matéria por dia ou considerar que produziu mais quando dividiu seu tempo para estudar dois assuntos.

É interessante diversificar as estratégias para aproveitar o melhor de cada uma. Estudar sempre da mesma forma pode diminuir a sua motivação e tornar esse período algo monótono. Assim, mesmo que você tenha formas favoritas de estudar, procure conhecer outros métodos também.

Desative a internet

Muitas pessoas ignoram essa necessidade quando vão estudar, mas o celular é um grande vilão da sua produtividade. Fica difícil manter a concentração se você está constantemente recebendo notificações dos aplicativos. E não é suficiente colocar na opção silenciosa — a vibração do aparelho também atrapalha.

O melhor é desativar a internet ou deixar o celular em modo avião. Assim, você evita se distrair. Quem não conseguir ou não puder fazer isso, deve deixar o aparelho em um local afastado. Não caia na tentação de ficar com ele por perto, pois até uma olhada rápida pode afetar sua concentração por muito tempo.

Não se preocupe, você não vai ficar incomunicável para sempre. Durante os estudos, separe alguns intervalos para reativar a internet ou checar o celular. Dar pequenas pausas de descanso é saudável para continuar motivado e concentrado. Só não vale esquecer a hora de voltar para os livros.

Tenha uma rotina saudável

Essa dica pode parecer distante dos estudos, mas não é. Você já parou para refletir sobre como o dia a dia afeta a sua disposição para estudar? Como está, por exemplo, a sua alimentação, seu padrão de sono e a prática de atividades físicas?

Todos esses aspectos são importantes para aumentar a produtividade nos estudos. A vivência no trabalho e a frequência de momentos de lazer também importam. Afinal, se você está em uma rotina muito estressante vai ficar mais difícil manter a concentração para estudar.

Por isso, a orientação é ter uma rotina saudável. A combinação entre alimentação equilibrada, boas noites de sono e a prática de exercício físico gera mais qualidade de vida. Esses aspectos são fundamentais para garantir a disposição para focar nos estudos e ter um bom rendimento na pós-graduação.

Cumprindo todas essas orientações, você vai saber como aumentar a produtividade no seu curso. É importante se dedicar à pós-graduação para aproveitar, de fato, os benefícios que ela agrega à sua carreira. Tornar-se especialista em uma área requer compromisso e muitas horas de estudo.

Gostou deste post? Os seus amigos também têm dificuldade para melhorar o rendimento? Então, aproveite para compartilhar estas dicas nas suas redes sociais e ajudá-los!

 

Leave a Comment