CarreiraDestaques

Torne o seu curso a distância totalmente eficaz com 7 práticas

Os alunos de um curso a distância devem assumir um papel muito mais ativo na aprendizagem e acesso à informação que os estudantes tradicionais. Fóruns e mensagens escritas para seus professores e colegas substituem outros meios de comunicação e os materiais do curso são postados online. Em vez de simplesmente sentar-se em uma classe e fazer anotações, você deve tomar iniciativa para baixar e ler os materiais do curso.

Como um estudante de ensino a distância, você vai descobrir que ser proativo é parte muito significativa de sua experiência de aprendizagem. Confira algumas práticas para obter sucesso nessa jornada!

1. Leia o programa do curso e use-o como um roteiro

O programa é como um guia do seu curso. Ele contém informações sobre os professores de cada matéria, os requisitos de qualificação e horários de suas atividades online. Não se resumindo a isso, no programa você também pode encontrar instruções de como acessar os fóruns e fazer download do material didático. Você deve baixar e salvar essas informações assim que tiver acesso a elas.

Um bom programa fornece um roteiro para o sucesso. Leia-o integralmente e faça perguntas pela plataforma se algum ponto não estiver claro. Talvez você precise enviar alguns e-mails ou telefonar para sua instituição de ensino a fim de descobrir como fazer isso da forma mais eficiente. Entenda todos os meios de comunicação que estão à sua disposição e use-os.

Nunca descarte o programa de seu curso como um documento irrelevante. Ele vai ajudá-lo a agendar seu tempo e concluir atribuições, além de facilitar o planejamento de sua vida pessoal em torno da rotina acadêmica.

2. Faça todas as atividades propostas

Ao iniciar cada matéria, você terá acesso às atividades necessárias para cumprir sua carga horária. É muito importante que se atenha a elas, porque o professor não pode dar uma nota para o seu desenvolvimento se não vir o resultado de seus trabalhos.

A maioria deles impõe algum tipo de penalidade para entregas tardias — ou simplesmente não as aceita. No curso a distância, você tem menos desculpas para deixar de entregar uma atividade e não há como deixar o trabalho na sala do professor. Por isso, certifique-se de que seu documento foi publicado ou anexado antes de sair da plataforma do curso.

3. Conheça os recursos online disponibilizados por seu curso a distância e se familiarize com eles

É muito importante que você se familiarize com o ambiente de aprendizagem da instituição de ensino escolhida. A maioria dos cursos a distância usa um sistema constituído por um conjunto customizado de softwares de gerenciamento de ensino. Seus professores podem postar recursos adicionais ao longo de um determinado período e a instituição tem um espaço para inserir comunicados importantes nesse ambiente de aprendizagem.

Assim que for admitido num curso a distância, faça um tour do sistema e tente conhecer todas as suas características. Para se manter atualizado é necessário ficar atento à sua caixa de e-mails e ao site do curso, por isso, não fique muito tempo sem entrar na plataforma de estudos. Provavelmente, será por meio dela que sua presença e participação nas atividades curriculares será contabilizada.

4. Desenvolva uma rotina de estudos que funcione para você

Os cursos a distância exigem muita proatividade de seus alunos. Você é o principal responsável pelo que aprendeu (ou não) ao longo das aulas. Toda vez que postar uma resposta, ler um texto, trabalhar em uma tarefa ou interagir com alunos e professores, o ideal é que você saia com uma ideia nova.

Se está simplesmente absorvendo conteúdo sem pensar, vai acabar não retendo informações. Estude como faria em sala de aula e escreva o que descobriu num caderno, usando o que aprendeu hoje como um suporte para o que aprenderá amanhã.

Crie uma rotina de estudos que funcione para você, nos dias e horários em que se sentir mais produtivo — e leve-a a sério.

5. Contribua para as discussões

Se proatividade é uma característica necessária para obter sucesso num curso a distância, o engajamento é um dos segredos para aproveitar ao máximo essa modalidade de ensino. Estudantes que estão envolvidos em discussões mostram que estão buscando conhecimento e compreensão.

Por isso, assuma um papel ativo em sua instituição, fazendo comentários informados nos fóruns de sua instituição de ensino. Os professores sabem muito bem quem está engajado e contribuindo e quem não está. Eles normalmente têm acesso a todos os fóruns e posts e muitas vezes podem ver até quantos tópicos de discussão cada aluno abriu e leu, mesmo que não tenha escrito uma resposta.

Em ambientes de aprendizagem assíncronos, como nos cursos a distância, as discussões podem ser acaloradas e ativas, tornando-se excelentes locais de aprendizagem. Certifique-se de fazer parte do processo o máximo possível.

6. Organize-se para não ficar para trás

A organização é imprescindível para obter sucesso no ensino a distância. Uma razão forte pela qual muitos alunos optam pelo EaD é porque eles têm uma vida corrida, por isso, devem se organizar para fazer o máximo de seu tempo se quiserem se destacar no mercado de trabalho.

Quer organizar seu aprendizado online com eficiência? Então fique atento aos pontos a seguir:

  • use um calendário para rastrear prazos e faça anotações nos dias que antecedem a data de vencimento de suas atribuições;
  • mantenha um caderno ou fichário e leve consigo para estudar sempre que tiver oportunidade;
  • entre na plataforma de ensino todos os dias e verifique se não houve mudanças nas suas tarefas recentes;
  • teve alguma dificuldade? Seus tutores estão ali para ajudar. Mande um e-mail e acabe com suas dúvidas;
  • não procrastine. A educação a distância só funciona se você está disposto a se dedicar a ela.

7. Defina metas e atenha-se a elas

Sua experiência educacional só é realmente positiva se o ajuda a alcançar seus objetivos, certo? Como estudante de um curso a distância, você entende como a flexibilidade pode ser integrada em seu estilo de vida e carreira. Definir metas de curto e longo prazo lhe dará o ímpeto necessário para criar a vida que você quer e conquistar a capacitação com que sempre sonhou.

Use o dinamismo desses espaços de aprendizagem a seu favor. Se tiver tempo extra, avance um pouco mais em seu curso do que o que estava programado para poder se dedicar a outras atividades depois. Decida quantos capítulos vai estudar a cada semana e atenha-se a isso para medir seu progresso.

O que achou dessas práticas para tornar seu curso a distância mais eficiente? Se gostou, não deixe de assinar a newsletter do Instituto Pró Saber. Você pode receber em primeira mão os posts mais bacanas aqui do blog!

Share This