Carreira

Vale a pena fazer pós-graduação a distância?

Mais flexível, econômica e acessível, uma pós-graduação a distância é tentadora. Para profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho, mas que nem por isso desejam descuidar da própria qualificação, parece ser a modalidade de ensino ideal. Mas será que vale a pena fazer uma pós-graduação a distância?

É preciso levar muita coisa em consideração antes de investir em uma especialização, no entanto, é mais importante ainda lembrar que quem não se capacita e se atualiza dificilmente conseguirá se destacar entre os inúmeros outros profissionais competentes e que também estão em busca de boas colocações.

Em meio a esse cenário, as pós-graduações a distância passaram a representar vantagens competitivas interessantes para aqueles que desejam alavancar suas carreiras e até mesmo alçar voos mais altos.

Se você ainda tem dúvidas sobre ingressar ou não em uma pós EAD, entenda a seguir os prós e contras da opção e descubra finalmente a resposta para essa questão!

O que é ensino a distância?

Se antigamente era inevitável ter que se deslocar até a escola, faculdade ou outra instituição de ensino para participar de um curso, atualmente, com as inúmeras vantagens trazidas pelo advento da tecnologia, é possível ingressar até mesmo no ensino superior sem sair de casa, contando apenas com um computador que possua conexão com a internet.

A educação a distância (EAD) definitivamente chegou para ficar, sendo uma modalidade na qual os processos de ensino ocorrem com a utilização de tecnologias de comunicação que não requerem que ambos aluno e professor estejam no mesmo ambiente.

Regulamentada pelo Ministério da Educação, tanto graduações quanto pós-graduações a distância tem reconhecimento perante o mercado de trabalho e são uma ótima opção para quem quer continuar estudando e se atualizando, mas não tem tanto tempo disponível assim quanto gostaria.

Em vez de ir para um campus aprender, a aprendizagem vem até você. É possível estudar onde e quando quiser, em tempo integral ou parcial, e obter um diploma idêntico ao de um curso presencial. A flexibilidade de montar seus próprios horários, a praticidade e os custos acessíveis são algumas das principais marcas da modalidade de ensino a distância.

Todas as aulas, apostilas e demais materiais didáticos, fóruns de discussão, chat com o professor, exercícios e até mesmo as provas estarão centralizadas em uma única plataforma virtual, à qual apenas os professores e os alunos matriculados possuem acesso.

Quando vale a pena fazer uma pós-graduação a distância?

Completar seus estudos a distância é uma ótima forma de continuar trabalhando ao mesmo tempo em que investe em sua formação. Existem uma série de motivos que fazem a modalidade mais ou menos atrativa, dependendo do perfil do estudante, mas raros são os casos em que uma pós-graduação a distância não seja recomendada.

Dá pra economizar tempo, fazer seus próprios horários, ditar o ritmo de estudos e desenvolver habilidades únicas quando se opta por uma pós-graduação a distância. Alguns dos principais motivos que tornam a EAD tão atrativa são:

  • cursos de pós-graduação a distância geralmente custam menos, e não há que se pagar pelo transporte diário a uma universidade ou faculdade;

  • ganhar experiência de trabalho enquanto se estuda é mais fácil com uma pós-graduação a distância;

  • quem tem problemas de saúde ou responsabilidades que tornam difícil se comprometer com um período de estudo fixo encontra na EAD a oportunidade de continuar se capacitando;

  • alunos que vivem em localidades remotas e estão muito longe de um campus universitário têm a oportunidade de buscar uma formação melhor e superar as barreiras geográficas com uma pós-graduação a distância.

Quais são as vantagens em fazer uma pós-graduação a distância?

Agora que você já sabe em que tipo de situação o aluno se beneficia mais ao optar por uma pós-graduação a distância, é hora de entender o porquê. Quais são as vantagens da EAD e como elas tornam possível a conquista dos seus sonhos? Confira a seguir:

Acessibilidade completa

Lá no começo deste post citamos a acessibilidade como uma das principais vantagens da pós-graduação a distância. A aprendizagem remota geralmente é muito acessível. São disponibilizados materiais pedagógicos, recursos multifuncionais e tecnologias assistivas capazes de incentivar o aprendizado e eliminar barreiras.

Quem tem uma deficiência física ou dificuldade de locomoção não precisa se privar de dar continuidade a seus estudos. A EAD tem ainda um benefício colateral: o aluno pode buscar tantos graus simultâneos quanto quiser e acelerar seu desenvolvimento.

Comodidade e flexibilidade

Se você é dessas pessoas que acreditam não ter tempo para investir na sua qualificação e sentem que sua carreira está estagnada, esse é mais um motivo para confiar no ensino a distância. Estude no conforto de sua própria casa e não perca tempo se locomovendo entre um lugar e outro, dedicando mais horas ao conteúdo de seu curso.

Trabalhe e estude sem dores de cabeça

Fazer uma pós-graduação a distância não é sinônimo de abandonar sua carreira, muito pelo contrário. Você pode estudar em seus momentos livres, em dias alternados ou até mesmo de madrugada.

O ensino a distância é uma forma eficaz de dar continuidade a sua educação mesmo quando se está inserido no mercado de trabalho, já que o ritmo e progressão da aprendizagem estão inteiramente em suas mãos.

Tenha um diploma idêntico ao presencial

Tem medo de investir em uma pós-graduação a distância e não ver seu esforço reconhecido pelo mercado de trabalho? Não se preocupe. Os diplomas EAD são idênticos aos de um curso presencial, e não há nada neles que indique que você completou seus estudos fora da sala de aula física.

De acordo com a lei brasileira, todos os diplomas obtidos em cursos a distância que são reconhecidos pelo MEC têm validade idêntica aos obtidos em cursos presenciais.

Custo/benefício

As mensalidades e outras considerações de custo para programas de ensino a distância levam em conta diversas variáveis, mas as economias de se estudar em casa são óbvias. Sem despesas de viagem e sem precisar se ausentar do trabalho ou pagar uma babá para seus filhos, por exemplo, é possível conquistar a qualificação da qual você precisa sem endividamento.

É sabido que, na maioria das vezes, cursos de aprendizagem a distância custam menos que um currículo regular da faculdade. Isso acontece porque esses cursos demandam que as universidades façam investimentos mais baixos em infraestrutura, que acabam fazendo toda a diferença na mensalidade.

Quais são os tipos de pós-graduação?

Você já entende as várias vantagens de se fazer uma pós-graduação a distância, agora, chegou a hora de conhecer quais são as modalidades de pós existentes, como elas funcionam, para quem são indicadas e o que os alunos recebem ao final do curso. Vamos lá?

Lato sensu

As pós-graduações do tipo lato sensu (em português, sentido amplo) correspondem àqueles cursos voltados para alguma especialização. Para ingressar em um, é preciso ter concluído alguma graduação, independentemente da área.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as pós-graduações do tipo lato sensu têm a duração mínima de 360 horas (ou seja, 18 meses) e não possuem título de mestrado. Em outras palavras, o aluno que terminar o curso recebe um certificado de conclusão valorizado pelo mercado.

São mais indicadas para os profissionais que já trabalham e têm o objetivo de aprender e desenvolver competências específicas que possam ser utilizadas no dia a dia da profissão. Além disso, também são bastante procuradas por quem deseja buscar novas oportunidades e se recolocar no mercado de trabalho.

Stricto sensu

As pós-graduações do tipo stricto sensu (em português, sentido limitado) estão restritas aos cursos de mestrado e doutorado. Assim como na modalidade lato sensu, os alunos que desejam ingressar nesse tipo de pós precisam obrigatoriamente ter concluído uma graduação.

Os alunos que optam pelo stricto sensu, de um modo geral, costumam querer seguir carreira acadêmica, ministrando aulas ou atuando em projetos, pesquisas, entre outros. Contudo, saiba que essa não é uma regra. Muitas pessoas também ingressam na modalidade para fazer um mestrado profissional, que é nada mais nada menos que a pós stricto sensu voltada para a atuação no mercado de trabalho.

A duração média dos cursos de mestrado é de 2 anos e a dos cursos de doutorado, 4 anos. Isso obviamente vai depender de fatores como a dedicação do aluno, o cumprimento das matérias e créditos obrigatórios e o desenvolvimento da dissertação ou tese.

Por fim, é necessário ressaltar que os alunos que se formam mestres ou doutores vão ter em mãos um diploma, ao contrário do certificado oferecido na modalidade lato sensu.

Como funciona uma pós-graduação a distância?

A maioria dos cursos de pós-graduação a distância oferece, pelo menos, os seguintes recursos:

  • professores ou tutores que podem ser contatados por telefone, e-mail ou na própria plataforma de ensino;

  • uma variedade de materiais de estudo. Normalmente uma mistura de texto, áudio e vídeo estruturados para guiá-lo ao longo de seu curso;

  • aprendizagem virtual, na qual é possível participar de discussões e simular métodos de ensino convencionais;

  • provas presenciais, durante as quais o aluno tem a oportunidade de conhecer seus colegas e comprovar o conhecimento adquirido ao longo do curso.

Quais são os prós e contras da pós-graduação a distância?

É claro que existem prós e contras ao se optar por uma pós-graduação a distância. Conheça os principais aspectos que você deve levar em consideração antes de tomar essa decisão.

Prós:

  • flexível e adequada ao seu estilo de vida;

  • oferece custos mensais menores;

  • permite combinar aprendizagem acadêmica e trabalho, para alavancar sua carreira;

  • na aprendizagem em sala de aula, o tempo gasto num capítulo depende do professor, o que não acontece no ensino a distância, pois o aluno pode escolher seu ritmo;

  • o aprendizado em sala de aula permite que você veja qualquer aula apenas uma vez, mas na EAD você pode repetir um conteúdo tantas vezes quanto quiser.

Contras:

  • menos contato com os outros alunos;

  • não é uma opção “mais fácil” do que a pós-graduação presencial, como muitos acreditam. Os padrões são tão elevados quanto num grau convencional, e seu estudo deve ser levado a sério.

Independentemente da modalidade de pós-graduação escolhida por você, o grande diferencial apresentado pelo ensino a distância é certamente a possibilidade de montar os seus próprios horários, administrar a sua rotina conforme o tempo disponível e escolher quando e como estudar.

Por se tratar de uma alternativa que apresenta custo-benefício satisfatório, a pós-graduação a distância é cada vez mais procurada por jovens e adultos que almejam estar devidamente preparados para encarar os desafios do mercado, suprindo as demandas das empresas e conquistando boas colocações. Tudo isso sem precisar sair de casa e se deslocar até a instituição de ensino diariamente.

A recomendação que fica aqui é que uma boa instituição de ensino — que oferte cursos EAD de qualidade e que conte com uma reputação positiva — seja escolhida. Afinal, você optou por realizar uma pós-graduação para se destacar em sua carreira e colher os benefícios desse investimento, sendo assim, pesquise bastante antes de se matricular.

Como o mercado enxerga quem opta por cursos EAD?

Como o mercado enxerga quem opta por cursos EAD — graduação, pós-graduação e outras modalidades — é uma dúvida bastante comum entre as pessoas interessadas pelo ensino a distância. Muitos ainda desejam saber se eles carregam a mesma aceitação que os cursos presenciais pelos empregadores. A resposta aqui é: sim!

Pensar que os cursos EAD são mais fáceis e menos valorizados pelo mercado é uma ideia equivocada e que certamente já ficou no passado. Saiba que cada vez mais recrutadores e profissionais de RH vêm sendo preparados para enxergar as competências e habilidades específicas de quem realiza um curso a distância, por exemplo.

Isso porque o ensino EAD visa a formação de profissionais aptos a exercer de maneira eficiente as suas funções, tendo como base as características mais exigidas pelas empresas nos dias de hoje. Em outras palavras, quem ingressa em um curso de pós-graduação a distância garantirá as condições necessárias para suprir as principais demandas do mercado.

Essa é certamente uma grande vantagem, tendo em vista o cenário de extrema competitividade e exigência vivenciado pelo mercado de trabalho na atualidade. Dessa forma, fazer uma pós-graduação a distância é uma forma de se destacar e estar sempre um passo a frente da concorrência, tendo em mãos um diploma ou certificado de extrema relevância.

Como você pode perceber, a pós-graduação a distância chegou para ficar e é uma opção cada vez mais procurada por jovens e adultos que desejam se destacar profissionalmente. As vantagens são inúmeras, cabendo apenas ao aluno se dedicar e dar o melhor de si. Dessa forma, o caminho para o sucesso estará mais perto do que você imagina!

E aí, ficou interessado na possibilidade de fazer sua pós-graduação a distância e quer saber mais sobre esse assunto? Então, não deixe de assinar agora mesmo a nossa newsletter para receber todas as novidades diretamente no seu e-mail!

 

Share This