Carreira

Veja 4 segredos para quem deseja estudar a distância

Graças ao avanço da tecnologia, nunca foi tão fácil investir na educação e garantir um futuro profissional promissor. Atualmente, muitos profissionais têm a liberdade de estudar a distância, podendo finalmente fazer uma pós-graduação ou uma capacitação sem precisar nem mesmo sair de casa.

Dessa forma, ficou muito mais simples conciliar trabalho e estudos, já que a EAD não tem horários fixos, permitindo que os estudantes assistam às aulas no seu próprio ritmo, quando e onde quiser.

Por outro lado, essa flexibilidade também exige muita disciplina. Afinal, o estudante é o maior responsável por se organizar para ficar em dia com os estudos. Por isso, vamos listar neste post o que é preciso desenvolver para se dar bem na educação a distância e quais são as vantagens dessa modalidade de ensino. Quer saber mais? Acompanhe-nos!

O que fazer para otimizar os estudos?

Por mais que estudar a distância seja extremamente vantajoso — principalmente para quem já está inserido no mercado de trabalho —, é preciso que você crie uma rotina para se acostumar a ficar em dia com os conteúdos do curso. Caso contrário, acabará sendo reprovado e terá apenas prejuízos financeiros.

Quem pensa que o curso a distância é mais fácil que o presencial está muito enganado. Ele exige dedicação e esforço, assim como qualquer outro. Veja a seguir quais são os principais atributos que todo estudante EAD deve desenvolver para se dar bem.

1. Planejamento

Lembre-se de que, ao estudar a distância, você é o responsável por elaborar seu próprio horário. As aulas normalmente ficam disponíveis na internet para serem assistidas quando e onde quiser.

Porém, existem atividades e trabalhos que precisam ser entregues em um prazo determinado pelos professores. Essas avaliações são equivalentes à frequência nos cursos presenciais. Ao se atrasar para entregá-las, você perderá pontos e pode acabar reprovado.

Por isso, é importante se planejar com antecedência para ficar sempre em dia com os conteúdos do curso e entregar os trabalhos dentro do prazo, sem deixar que eles se acumulem. Não permita que a flexibilidade da EAD seja uma desculpa para postergar os estudos.

2. Concentração

A maioria dos conteúdos de um curso a distância é transmitida pela internet. Portanto, você deve se preparar para ficar diante do computador, tablet ou celular durante algumas horas diariamente.

O problema é que a internet também oferece milhares de distrações para nos impedir de estudar. Facebook, WhatsApp, YouTube, e diversas outras redes sociais ficarão constantemente disputando a sua atenção, impedindo que você se concentre nos estudos.

Para evitar que isso aconteça, você deve se esforçar para não perder o foco. Livre-se de todas as distrações que possam atrapalhar, nem que seja necessário se desconectar de todas as redes sociais para isso. É preciso ter disciplina e levar os estudos a sério.

3. Organização

A liberdade de poder estudar a distância tem suas vantagens e desvantagens. Ao mesmo tempo em que oferece muito mais flexibilidade aos estudantes, ela também exige organização para que o aprendizado produza resultados. Essa organização se divide em dois âmbitos: ambiente de estudos e divisão de conteúdo.

Em relação ao ambiente, você deve evitar assistir às aulas em locais muito barulhentos ou cheios de distrações. Além disso, tente deixar todos os materiais — como livros, canetas e post-its para fazer anotações fora do computador — ao alcance de suas mãos. Mantenha sempre o seu local limpo e arejado, garantindo que o momento de estudo seja confortável.

Se você mora com familiares ou colegas barulhentos, peça para que eles façam silêncio e respeitem o seu momento. Se isso não for possível, opte por horários em que você tenha mais tranquilidade para estudar.

Já em relação à divisão de conteúdo, lembre-se de que o ensino a distância não se resume apenas às aulas e trabalhos online. É preciso que você também faça a sua parte e estude por fora. Por isso, é ideal a criação de um cronograma com tarefas e metas a serem cumpridas, dividindo as matérias de forma equivalente.

Ao se organizar de forma eficiente, você logo perceberá que estudar a distância nada mais é do que um hábito a ser incorporado à sua rotina.

4. Proatividade

Uma das principais diferenças entre o ensino a distância e o presencial está no fato de que os professores não ficam exigindo produtividade dos seus alunos. O estudante EAD precisa ter autonomia para se organizar e planejar seus estudos. Seu rendimento depende inteiramente disso.

Dessa forma, para se destacar em um curso a distância, é preciso ser proativo. É você quem deve ir atrás dos professores para tirar dúvidas e pedir auxílio e é você quem deve organizar seus horários e traçar as estratégias de estudo.

Não deixe de aproveitar todas as ferramentas disponibilizadas pelo curso a distância para incrementar o seu aprendizado. Sempre que for possível, vá ao polo presencial da instituição de ensino para utilizar o que ele tem a oferecer, como laboratórios, bibliotecas e outras formas de apoio.

Quanto mais independente e proativo for um estudante EAD, maior será o seu rendimento no curso.

Quais são as vantagens de estudar a distância?

A principal vantagem da EAD, como já mencionamos, é a sua flexibilidade. O simples fato de poder estudar quando e onde quiser já facilita a vida de qualquer estudante que tenha uma rotina corrida, sem possibilidade de frequentar um curso presencial.

É preciso ressaltar também que estudar a distância gera uma grande economia ao estudante, já que não gera gastos com transporte todos os dias, nem com alimentação. Há também economia de tempo, afinal, estudantes não precisam enfrentar trânsito para se deslocar entre casa, trabalho e instituição de ensino.

Além disso, como os cursos a distância exigem menos gastos com infraestrutura, eles costumam sair bem mais em conta que os presenciais. Dessa forma, o estudante ainda economiza com a mensalidade.

Outro ponto positivo de estudar a distância é o desenvolvimento da autonomia, proatividade e disciplina dos alunos, que se tornam responsáveis pela sua organização, como já mencionamos. Essas são características muito visadas no mercado de trabalho, colocando os estudantes EAD à frente de seus concorrentes.

Por fim, vale ressaltar que não existe nenhuma diferença entre o diploma ou certificado emitido pelo curso a distância ou presencial. Ambos possuem a mesma validade, desde que sejam reconhecidos e credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).

Diante de tudo isso, percebe-se que estudar a distância é muito vantajoso, principalmente para aqueles que têm dificuldades em conciliar a rotina de trabalho com os estudos. Por outro lado, é preciso que você siga as dicas mencionadas aqui para desenvolver a autonomia necessária para se dar bem, caso contrário, acabará prejudicado.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, aproveite para ler o post em que explicamos como vencer os principais desafios da EAD!

 

Share This