Carreira

Você merece ser promovido? Saiba como demonstrar a seu chefe

Bons profissionais traçam um plano de carreira no qual uma das etapas é ser promovido. Mas como conseguir uma promoção? Como demonstrar para seus superiores que você está pronto para ocupar cargos mais altos?

Saiba que com algumas atitudes você pode deixar evidente que quer subir de posição e que pode agregar ainda mais valor para a empresa.

Quer saber como fazer isso? Acompanhe este post e veja como sinalizar ao seu chefe que você merece assumir uma função com mais responsabilidades!

Deixe claro sua intenção

O primeiro passo é demonstrar o desejo de ser promovido a seus superiores. Mas vá com calma! É uma situação bastante delicada, portanto precisa ser tratada com cautela e no momento adequado.

Analise se você já tem um tempo de empresa suficiente para fazer esse pedido, se apresenta as habilidades necessárias para um novo cargo e se é política da organização promover funcionários internos. Na dúvida, informe-se antes com o setor de Recursos Humanos.

Na hora de conversar com o seu chefe, deixe claro que você está preparado para uma nova função e novos desafios e que pode melhorar ainda mais os resultados da empresa. Não mencione que precisa de um aumento de salário — apesar de ser uma consequência natural da promoção — nem se compare a outros colaboradores, enfatizando que é melhor e, por isso, a pessoa mais indicada para aquele cargo.

E esteja pronto para ouvir um não, pois você pode ainda não estar preparado naquele momento. Porém, não desanime! Melhore a sua postura profissional, faça o seu trabalho com empenho e fique de olho caso surja alguma oportunidade.

Conheça todos os processos da empresa

Para que os gestores promovam alguém da equipe, eles precisam enxergar algo a mais no colaborador. Dessa maneira, é importante que você conheça, além do seu setor, os outros processos da empresa e o que fazem os outros colegas.

Muita gente acha que é preciso apenas demonstrar talento em relação às atividades que desempenha para ser valorizado e conseguir uma promoção. No entanto, mostrar interesse pela empresa como um todo será um diferencial, ainda mais se você almeja uma posição de liderança e gestão.

Ter uma visão sistêmica do negócio demonstra que você está preparado para novas responsabilidades, pois é comprometido com o funcionamento da organização.

Aproveite os feedbacks

Para saber se é o momento de ser promovido, é importante que você fique atento aos feedbacks. Para subir um degrau no mundo corporativo, é fundamental saber ouvir as críticas e fazer uma autoavaliação para descobrir o que precisa ser melhorado.

Nessa hora, se sai melhor o colaborador resiliente, ou seja, aquele que consegue manter o controle, mesmo com um feedback negativo. Dessa forma, saber separar a emoção da razão nessas horas conta pontos na visão dos gestores.

E se você tem dúvidas quanto ao seu desempenho na empresa, não hesite em pedir a opinião de colegas e superiores. Assim, você pode correr atrás para modificar alguns pontos no seu comportamento ou para adquirir habilidades.

Melhore sua produtividade

Ao pensar em ser promovido, você deve ter certeza de que faz a diferença na organização. E um dos pontos que ganham destaque é a produtividade. Desse modo, analise suas atividades e veja se você consegue fazer mais pela empresa.

Você pode melhorar seu desempenho, aprendendo, por exemplo, a fazer a gestão do seu tempo. Você já parou para pensar quanto tempo gasta conversando com os colegas ou na hora do café? E aquelas espiadinhas no smartphone para saber se alguém comentou sua postagem? Será que tudo isso não está consumindo tempo demais?

Analise esse cenário e comece a se organizar. Coloque os compromissos em uma agenda semanal, dê prioridade às urgências e evite a procrastinação. Sua produtividade vai aumentar e você será reconhecido por isso — o que pode render aquela promoção que tanto almeja.

Mantenha um bom relacionamento com os colegas

Como você se relaciona com os outros colegas? Quem deseja uma promoção deve demonstrar ao chefe que tem um bom relacionamento interpessoal. Para isso, é importante:

  • saber ouvir;

  • ser cordial;

  • estar disponível para ajudar os outros;

  • reconhecer que o colega fez um bom trabalho;

  • valorizar o trabalho em equipe.

Conviver bem com os outros colaboradores é um ponto importante ainda mais se o seu desejo é ser promovido para coordenar equipes, por exemplo.

Observe como seus superiores trabalham

Para saber quais competências precisa desenvolver para melhorar de posição na empresa, é fundamental observar a postura de seus superiores. Essa atitude é importante até mesmo para saber se você se identifica com um cargo mais alto na organização e se conseguirá desempenhar bem a função.

Dessa maneira, para ser valorizado pelos gestores, você deve ter claro as habilidades e potencial que precisa possuir para, de fato, ser a pessoa indicada para uma função mais alta na empresa.

Faça cursos de aprimoramento

Você precisa mostrar que está preparado para assumir um cargo mais alto. Por isso, deve agregar valor ao seu currículo. Você pode fazer isso com cursos de atualização e aprimoramento.

Se quer ser promovido para um cargo de liderança, será que não é o momento para fazer um MBA (Master in Business Administration)? Se quer dominar ainda mais uma área, talvez esteja faltando uma especialização em sua formação profissional.

Mesmo que a sua rotina esteja apertada, dá para fazer uma pós-graduação na modalidade de educação a distância (EAD). O aluno consegue trabalhar e estudar ao mesmo tempo, já que acompanha todo o conteúdo online e pode acessar as aulas nos locais e horários que puder.

Demonstrar para a empresa que você não está acomodado e sim que busca novos conhecimentos e habilidades será muito importante para conseguir uma promoção em menos tempo.

Com atitudes no dia a dia, você consegue mostrar o seu valor para a empresa, melhorando suas chances de ser promovido e de ter um aumento do salário. O importante é demonstrar seus diferenciais para que seus superiores reconheçam que você é a pessoa certa para subir de posição.

Quer receber outras dicas para sua ascensão profissional? Assine a nossa newsletter e receba conteúdo atualizado sobre carreira e qualificação diretamente em sua caixa de e-mail!

 

Share This